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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5965
Title: 
A metaficção em Mário de Carvalho
Author(s): 
Vieira, Maria Cecília de Sousa
Abstract: 
  • A metaficção é um traço basilar da literatura pós-modernista. Embora muitos escritores, ao longo da história literária, tenham desvendado no interior das suas narrativas o modo como estas são construídas, é na escrita pós-modernista, nomeadamente na carvalhiana, que se reforça o legado cervantino e se (re)inventam novas maneiras de narrar. O modo como os textos contemporâneos dialogam com a memória literária, com distanciamento crítico, a profusão e a conjugação peculiar de estratégias metaficcionais e, sobretudo, a ênfase dada ao papel do leitor são aspetos que diferenciam a literatura metaficcional contemporânea da anterior. Através de um corpus selecionado de Mário de Carvalho – Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto, Fantasia para dois coronéis e uma piscina e A arte de morrer longe – pretendemos demonstrar que a metaficção é uma tendência marcante da sua poética, inserindo-se naquele grupo de escritores que, reconhecidamente, são mestres da metaficção. Mais do que evidenciar as estratégias metaficcionais utilizadas pelo escritor, o propósito que norteia este trabalho é mostrar que, por meio delas, e ao sabor de uma heterodoxia muito própria, o autor contesta uma praxis de cariz representativo, parodia a convenção, discute expedientes literários, problematiza conceitos teóricos institucionalizados da teoria literária, reelabora textos do património literário, interroga a sua própria poesis e propõe o redimensionamento dos papéis assumidos pelo leitor. Sendo o programa destes textos a subversão das convenções literárias, a coexistência de exercícios metaficcionais e a revelação da sua condição de artifício, os desafios colocados ao leitor são exigentes. Solicita-se-lhe que reconheça o texto como ficcional e, simultaneamente, que se envolva na recriação do texto como instância-agente de todo o processo narrativo. É nesta perspetiva que se percebe que as narrativas metaficcionais de Mário de Carvalho cumprem propósitos didáticos. Ao expor o modus faciendi, estes textos almejam fazer emergir leitores aptos a efetuar uma leitura ativa e autorreflexiva e capazes de serem verdadeiros parceiros na produção das obras, substituindo os leitores que adotam uma postura passiva e acrítica.
  • Metafiction is a fundamental feature of postmodernist literature. Although many writers throughout literary history, have unravelled how they are built within their narratives, it is in postmodernist writing, namely in the “carvalhiana,” that the “cervantino” legacy is reinforced and new ways to narrate are (re)invented. The way contemporary texts dialogue with literary memory, with critical detachment, the profusion and the peculiar combination of metafictional strategies and, above all, the emphasis given to the reader's role are aspects that differentiate contemporary metafictional literature from the previous one. Through a selected corpus of Mário de Carvalho – Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto, Fantasia para dois coronéis e uma piscina and A arte de morrer longe – we intend to demonstrate that metafiction is a remarkable tendency of his poetics, inserting itself in the group of writers who, admittedly, are masters of metafiction. More than evincing the metafictional strategies used by the writer, the purpose of this work is to show that, through them and a sui generis heterodoxy, the author questions a praxis of representative nature, parodies tradition, discusses literary expedients, puts in doubt institutionalized theoretical concepts of literary theory, reworks texts of the literary heritage, interrogates its own poesis and proposes reshaping the roles assumed by readers. As the aspiration of these texts is the subversion of literary traditions, the coexistence of metafictional exercises and the revelation of their condition of artifice, the challenges readers have to face are demanding. They are asked to recognize that the text is fiction and, simultaneously, to get involved in the recreation of the text as instance-agent of the whole narrative process. It is in this perspective that it is realized that the metafictional narratives of Mário de Carvalho fulfil didactic purposes. By exposing the modus faciendi, these texts aim to generate readers able to make an active and self-reflective reading and capable of being true partners in the production of works, replacing readers who adopt a passive and uncritical stance.
Issue Date: 
9-Jan-2017
Citation: 
Vieira, Maria Cecília de Sousa - A metaficção em Mário de Carvalho [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 277 p.
Keywords: 
  • Literatura portuguesa
  • Pós-modernismo
  • Escrita
  • Leitura
  • Metafiction
  • Postmodernism
  • Postmodernity
  • Writing
  • Reading
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5965
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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