You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6369
Title: 
Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : estudo de caso
Author(s): 
Póvoa, Eugénia
Abstract: 
  • Os agrupamentos escolares são, atualmente, unidades organizacionais, aglomerados de estabelecimentos que partilham uma organização, uma gestão, um projeto, um líder – o diretor. Cada estabelecimento escolar, com mais de três docentes, tem um responsável, um líder, que se ocupa da gestão do estabelecimento – o coordenador de estabelecimento. No entanto, o coordenador de estabelecimento encontra-se hierarquicamente dependente do diretor do agrupamento. Trata-se, pois, de um cargo de liderança intermédia, que comunica e trabalha numa relação direta e próxima com o diretor. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do principal modelo organizacional atual da escola pública – os agrupamentos escolares - na perspetiva das lideranças intermédias e da sua relação com o diretor, figura unipessoal do órgão de gestão. Neste trabalho, procura averiguar-se, através de um estudo de caso, como se relacionam as lideranças na nova realidade dos agrupamentos. Esta nova realidade traduz-se em agrupamentos compostos por muitos estabelecimentos, existindo, assim um número considerável de coordenadores que trabalha em articulação com o diretor. A identificação dos estilos de liderança, as formas como se estabelecem relações de comunicação entre os líderes e o impacto das decisões a nível da gestão no funcionamento do agrupamento são os objetivos deste estudo que utilizou uma metodologia descritiva. As conclusões sobre as dinâmicas observadas refletem uma realidade que poderá contribuir para a avaliação do sistema. Foi possível verificar a existência de uma variedade de estilos de liderança, que poderá significar que é necessário o reforço do papel do coordenador enquanto líder, nomeadamente a nível da comunicação que se estabelece com o diretor e principalmente entre coordenadores e ainda a necessidade da formação de líderes dentro dos agrupamentos, tendo em conta as competências que têm de desempenhar. Os processos de agregação deveriam ser analisados caso a caso, num processo de gestão participada, de forma a poder encontrar respostas específicas para cada caso.
  • Vertical clusters of schools are presently organizational units, clusters that share an organization, a management, a project, a leader - the principal. Each school, with more than three teachers, has a middle manager, a leader, responsible for the school management - the school coordinator. However, the school coordinator is hierarchically dependent on the principal. It is, therefore, a position of intermediate leadership that communicates and works in direct and close contact with the principal. This study aims to contribute to the knowledge of the main current organizational model of state school - school groups - from the perspective of middle leaders and their relationship with the principal, sole figure of the governing body. This work aims to identify, through a study case, how school coordinators interact with the leader in the new reality of school groups. This new reality is composed by clusters with many establishments, so a considerable number of school coordinators is working in cooperation with the principal. Identification of leadership styles, the ways to establish communication channels between the leaders and the impact of management level decisions on the operation of the school groups are the objectives of this study that used a descriptive methodology. The findings on the observed dynamics reflect a reality that can contribute to the evaluation of the system. We realized that the existence of a variety of leadership styles could mean the strengthening of the coordinator’s role as a leader, particularly in terms of communication established with the director and especially among coordinators and also the importance of leaders’ formation, knowing the skills they have to play. The aggregation process should be analyzed case by case, with a management process in order to be able to find specific answers to each case.
Issue Date: 
6-Mar-2017
Citation: 
Póvoa, Eugénia - Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas [Em linha] : estudo de caso. Torres Vedras: [s.n.], 2016. 172 p.
Keywords: 
  • Gestão de estabelecimentos de ensino
  • Liderança
  • Diretores
  • Coordenação
  • Agrupamento de escolas
  • Comunicação
  • Intermediate leadership
  • School groups
  • Management
  • Communication
URI: 
Rights: 
embargoedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6369
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.