You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6405
Title: 
A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
Author(s): 
Silva, Gustavo José Mendes da
Abstract: 
  • Os mundos virtuais têm sido usados com sucesso em diversas áreas, como por exemplo na formação, por criarem ambientes imersivos propícios à colaboração, onde os utilizadores interagem usando avatares. Apesar de ser consensual a importância destes mundos para a colaboração, ainda não se conhece o suficiente sobre o impacto da comunicação não verbal sobre essa colaboração em contextos de formação em mundos virtuais tridimensionais. Neste trabalho desenvolveu-se uma investigação segundo o método do estudo de caso aplicado à formação de práticas de manutenção aeronáutica, tendo em vista recolher dados para melhorar o conhecimento que se tem sobre este tema através da aplicação de um protocolo específico proposto por Cruz et al. em 2015, seguindo a perspetiva de Yin de 1994, desenvolvido como um instrumento de recolha de dados e para ser aplicado a novos estudos de caso: utilização do mesmo processo para obtenção de novos dados. Para a implementação deste estudo de caso, construiu-se um simulador como apoio a um módulo teórico de e-learning, desenvolvido com software apropriado, viabilizando um módulo prático realizado num mundo virtual tridimensional usando a plataforma Open Simulator. Este módulo criado, num cenário de manutenção aeronáutica, previu uma atividade colaborativa específica: o reboque de um avião por uma equipa de reboque. O módulo teórico de e-learning permitiu a um grupo de formandos adquirem conhecimentos sobre a condução dessa atividade de manutenção necessários para simular no cenário. Esta simulação foi realizada pelos formandos que executaram um conjunto de procedimentos colaborativos, previamente estudados, permitindo a observação direta das atividades desenvolvidas durante o reboque do avião pelos seus avatares no cenário (interações entre eles e com os objetos). Da observação das atividades extraiu-se um conjunto de dados, dos quais se obteve um conjunto de cadeias de evidências (elementos de prova), algumas consolidando os dados já obtidos no caso piloto construído por Cruz et al. em 2015 e outros criando novas cadeias, aumentando o número de fontes de evidências.
  • Virtual worlds have been used successfully in several areas, such as professional training, because they can create immersive environments that promote collaboration, where users interact with each other using avatars. Although the importance of these virtual worlds for collaboration is consensual, the impact of non-verbal communication on collaboration within learning contexts in three-dimensional virtual worlds is not well known. This work presents a research effort using a case study method applied to aircraft maintenance training practices, aiming to collect data to improve current knowledge about this topic, through the application of a specific protocol proposed by Cruz et al. in2015, following Yin's 1994 perspective). This protocol was developed as an instrument for data collection and application to new case studies: using the same process to get new data. To carry out this case study research, a simulator was built in support of a theoretical elearning module, developed with proper software, enabling thus a practice module developed with the Open Simulator platform, creating a three-dimensional virtual environment. This module, created inside aeronautical maintenance scenario foresaw a collaborative activity: the towing an aircraft by a team of trainees. The theoretical e-learning module provided trainees with the necessary knowledge to perform the maintenance activity inside the scenario. The simulation was made by the trainees who performed collaborative tasks, previously studied, allowing the direct observation of the activities developed during the aircraft tow by the avatars in the scenario (interactions between avatars and with objects). Through observation of the activities it was possible to collect data to get a set of chain of evidences as proof elements. Some of these data agree with the data previously collected in the pilot case made by Cruz et al. in 2015 and other shows as new chains of evidence, increasing the number of sources of chain of evidences.
Issue Date: 
7-Apr-2017
Citation: 
Silva, Gustavo José Mendes da - A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D [Em linha]: estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica. [S.l.]: [s.n.], 120 p.
Keywords: 
  • Aeronáutica
  • Elearning
  • Manutenção
  • Comunicação não verbal
  • Realidades virtuais
  • Simulação
  • Virtual environment
  • Virtual world
  • Collaboration
  • Presence
  • Non-verbal communication
  • Aircraft maintenance
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6405
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.