You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/660
Title: 
A escola vista pelos pais: estudo de caso numa escola do Ensino Básico
Author(s): 
Sanches, Ricardo Jorge Soares de Freitas
Description: 
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Resumo - O presente trabalho resulta de um estudo de caso realizado numa escola do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do Concelho da Amadora. A temática do estudo relaciona-se com as percepções que os Pais/Encarregados de Educação possuem sobre a instituição escolar e sobre a escola dos seus educandos em particular, procurando analisar e interpretar a forma como essas mesmas percepções influenciam a forma de relacionamento com a escola. A investigação insere-se numa abordagem descritiva e exploratória envolvendo 195 Pais/Encarregados de Educação, tendo sido utilizado o inquérito por questionário como principal técnica de recolha de dados. Para a elaboração da estrutura e versão final deste questionário foi levada em consideração a revisão bibliográfica, bem como a análise de conteúdo, temática e categorial, aplicada a cinco entrevistas exploratórias do tipo semi-estruturado, realizadas previamente a alguns pais e encarregados de educação. A primeira parte do trabalho, onde se inclui o enquadramento teórico, está organizada em torno de três capítulos onde são abordados sequencialmente os conceitos de organização escolar, representação social e relação escola-família. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico, com a explicitação do processo metodológico, apresentação e discussão dos resultados obtidos. Do estudo conclui-se que os Pais/Encarregados de Educação manifestam uma atitude pouco proactiva, fazendo depender na maioria dos casos as suas idas à escola da existência prévia de uma convocatória de iniciativa do Director de Turma, privilegiando de modo manifesto as práticas mais associadas ao envolvimento individual do que propriamente à participação
  • Résumé - Le présent travail est issu d’une étude de cas qui a été développé dans une école de l’enseignement secondaire de l’arrondissement d’Amadora. La thématique de cette étude-là est en rapport avec les perceptions des parents d’élèves sur l’instituition scolaire et notamment sur l’école de leurs enfants, en essayant d’analyser et d’interpréter comment ces perceptions influencient les relations par rapport à l’école. L’investigation s’insère dans une approche descriptive et exploratoire en enveloppant 195 parents d’élèves. La technique principale de la récolte des donnés a été l’enquête à travers d’un questionnaire. Pour l’élaboration de la structure et la version finale de ce questionnaire-là on a tenu compte de la révision bibliographique ainsi que de l’analyse du contenu, de la thématique et de la catégorie qu’on a appliqué à cinq interviews exploratoires du type semi-structuré et qui ont été réalisées préalablement à quelques parents d’élèves. La première partie du travail qui comprend l’encadrement théorique est organisé autour de trois chapîtres dans lesquels on touche successivement les concepts d’organisation scolaire, de représentation sociale et de la relation école-famille. Dans la deuxième partie on présente l’étude empirique qui explicite le procédé méthodologique, la présentation et la discussion des résultats obtenus. D’après cette étude, on peut conclure que les parents d’élèves manifestent une attitude peu proactive, en faisant dépendre, dans la plupart des cas, l’action de se déplacer à l’école de l’existence préalable d’une convocation de l’initiative du professeur principal, en privilégiant manifestement les pratiques plus associées à l’enveloppement individuel que celles qui sont associées à la participation
  • Abstract - The present work results from a study of case carried through in a School of the 2nd and 3rd cycles of the Ensino Básico in the Concelho of Amadora. The thematic of the study becomes related with the perceptions that Parents/Parents in charge of children’s education have about school, as an institution and the school of their children in particular, looking for to analyze and to interpret the form as these two perceptions influence the form of relationship with the school. The study is inserted in a descriptive and exploratory approach involving 195 Parents/Parents in charge of children’s education, having been used the inquiry for questionnaire as the main technique of gathering data. For the elaboration of the structure and final version of this questionnaire the bibliographical revision was taken in consideration, as well as the analysis of content, thematic and categorial, applied to five exploratory interviews of the half-structuralized type, previously carried through to some parents and people in charge of children’s education. The first part of the work, where the theoretical framing is included, is organized around three chapters where the concepts of school organization are approach sequentially, social representation and the relation between school and family. In the second part it is presented an empirical study, with the explanation of the methodological process, presentation and discussion of the obtained results. From the study it is concluded that Parents/Parents in charge of children’s education reveal a little proactive attitude, making in the majority on the cases depending their comings to school on the previous existence of a notification on initiative of the teacher in charge of the class privileging, in a manifesting way, the practices associate to the individual involvement and not properly the participation
Issue Date: 
2007
Citation: 
Sanches, Ricardo Jorge Soares de Freitas - A escola vista pelos pais [Em linha] : estudo de caso numa escola do Ensino Básico. Lisboa : [s.n.], 2007. XI, 271 p.
Time Duration: 
1839147 bytes
Keywords: 
  • Educação
  • Organização escolar
  • Relações pais-escola
  • Participação dos pais
  • Atitude dos pais
  • Perceção
  • Representações sociais
  • Organization
  • School
  • Social representations
  • Parents and Ppople in charge of children’s education
  • School-family relations
  • Involvement
  • Participation
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/660
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.