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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6691
- Title:
- As práticas discursivas nas integrações verbais em contexto pedagógico : contributos da sociolinguística interacional para o estudo do discurso na aula de português
- Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira
- Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses na especialidade de Linguística Portuguesa apresentada à Universidade Aberta
- O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento das práticas discursivas, da organização estrutural da interação conversacional e dos processos interpretativos dos participantes, em situação de ensino e aprendizagem do Português, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, na perspetiva do modelo da Sociolinguística Interacional. A análise do discurso pedagógico realizada tem como objetivo a tomada de consciência, pelos professores, do funcionamento dos discursos no contexto institucional escolar e da importância da interação verbal para se alcançarem objetivos de aprendizagem da leitura e escrita e consequente desenvolvimento da literacia. O estudo inclui ainda como objeto de análise específico as estratégias discursivas e os dispositivos conversacionais na interação verbal, no âmbito do programa pedagógico Ler para Aprender (“Reading to Learn”) e as potencialidades da pedagogia genológica para a aprendizagem da língua portuguesa. Para a realização do estudo, registou-se a interação oral ocorrida durante um conjunto de aulas de Português, que incluiu um subconjunto de aulas nas quais se adotaram as propostas da pedagogia genológica (segundo o programa Ler para Aprender,) e procedeu-se à sua transcrição para a constituição do corpus. A análise tomou como eixos as estratégias discursivas, a ritualização das práticas interlocutivas e interacionais e os processos de figuração nas interações verbais na coconstrução da aprendizagem, no contexto específico da aula de Português, sob a perspetiva da Sociolinguística Interacional. Os resultados da análise deste corpus de transcrição do discurso oral, no contexto pedagógico das aulas de Português das duas turmas, à luz do modelo da Sociolinguística Interacional colocam em evidência que, nas interações verbais, professores e alunos desempenham os seus papéis discursivos no cumprimento de “rotinas verbais”, nas respetivas funções de ensinar e aprender, tendo em atenção as pistas de contextualização. As estratégias conversacionais na coconstrução das aprendizagens e na partilha de sentidos dos textos orais e/ou escritos são múltiplas e diversificadas, tendo por base a estrutura triádica constituída pelas perguntas do professor, as respostas dos alunos e o feedback avaliativo que constituem regularidades discursivas próprias da aula. O programa Ler para Aprender consubstancia-se num conjunto de atividades pedagógicas específicas que ampliam e densificam essa estrutura triádica, por meio da integração de dispositivos conversacionais específicos, baseados no apoio em interação por parte do professor. Esses dispositivos revelam as suas potencialidades para o desenvolvimento de processos inferenciais e interpretativos, na leitura, e para mobilizar os recursos linguísticos e discursivos, desvendados por meio da leitura, para o desenvolvimento da capacidade de escrita dos próprios alunos.
- The present study aims to contribute to how we understand discursive practices, the structural organization of conversational interaction and the interpretative processes of interactants in the context of teaching and learning Portuguese in two 5th-grade classes. Adopting the perspective of Interactional Sociolinguistics, the purpose of this analysis is to make teachers aware of the functioning of discourses in the institutional setting of the school and of the importance of verbal interaction in achieving learning objectives in the area of reading and writing and the resultant development of literacy. The study specifically addresses the discursive strategies and conversational devices found in the verbal interaction that occurs within the framework of the Reading to Learn pedagogical program as well as the potential of genre-based pedagogy for learning the Portuguese language. The study focuses on the oral interaction that took place during a set of Portuguese classes that included a subset of two in which the precepts of genre-based pedagogy were adopted (in keeping with the Reading to Learn program), followed by a transcription of the classes for the purpose of constituting a corpus. From the perspective of Interactional Sociolinguistics, the analysis spotlighted the discursive strategies adopted, the ritualization of interlocutive and interactional practices, and the face work in the verbal interactions that took place during the joint construction of learning in the specific context of the Portuguese classes. The results of the analysis of the corpus of transcribed oral discourse show that, in the verbal interactions that took place in the pedagogical setting of the two Portuguese classes, the teachers and students play their respective discursive roles as they fulfil “verbal routines” in the teaching and learning processes, bearing contextualization cues in mind. The conversational strategies deployed in the co-construction of learning and the sharing of the meanings of oral and/or written texts are multiple and various. They are based on a triadic structure that consists of the teacher’s questions, the students’ responses and the evaluative feedback, the discursive regularities that are specific to the language class. The Reading to Learn program is based on a set of pedagogical activities that amplify and expand this triadic structure by integrating specific conversational devices based on scaffolding interventions on the part of the teacher. These devices are essential to developing inferential and interpretive processes in reading and to harnessing the linguistic and discursive resources that are unlocked by reading for the purpose of developing students’ writing skills.
- 2017
- Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira - As práticas discursivas nas integrações verbais em contexto pedagógico [Em linha]: contributos da sociolinguística interacional para o estudo do discurso na aula de português. Lisboa: [s.n.], 2017. 499 p.
- Interação verbal
- Sociolinguística
- Discurso pedagógico
- Literacia
- Programas educativos
- Língua portuguesa
- Conversação
- Ensino
- 5º ano
- Interactional sociolinguistics
- Pedagogical discourse
- Verbal interaction
- Conversational strategies
- Literacy
- openAccess
- outro
- http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6691
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