You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6729
Title: 
O papel da supervisão pedagógica na mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem do ensino básico : um estudo em duas escolas primárias completas, ZIP3 - Nhamatanda-Lamego
Author(s): 
Malenzua, João Maconha
Abstract: 
  • A Supervisão Pedagógica tornou-se uma preocupação no desenvolvimento profissional dos professores, em especial o desempenho dos supervisores pedagógicos no apoio e aconselhamento dos professores nas práticas diárias no processo de ensino aprendizagem, tendo em conta as transformações políticas e organizacionais que tem ocorrido nos Institutos de Formação de Professores para Ensino Básico em Moçambique, na perspectiva de garantir a qualidade de formação de professores para Ensino Básico. O estudo analisa os processos e os critérios de implementação das actividades de supervisão pedagógica e as formas de coordenação das actividades supervisivas nas Zona de Influência Pedagógica (ZIP) em particular na Escola Primária Completa de Macumba e Escola Primária Completa de Mão-Tsé-Tung. Os fundamentos do estudo versam os principais cenários de supervisão tendo em vista melhorar a qualidade do desempenho profissional dos professores relativamente ao processo de ensino aprendizagem. As perspectivas da supervisão pedagógica traduzem uma visão sobre as mudanças paradigmáticas da prática profissional, dando maior atenção ao desenvolvimento profissional do desempenho do professor, promovendo uma aprendizagem cooperativa entre professores. Jacobs e Goh (2008), salientam que a aprendizagem cooperativa que “significa que os professores ajudam os grupos de alunos a trabalhar juntos com mais eficácia, utilizando uma grande quantidade de teoria, pesquisa e experiência prática de nossos colegas educadores, tanto do passado quanto do presente” (p.7). Baseando-se especificamente nos professores estagiários do 3º ciclo de aprendizagem, pretende-se com este estudo traçar cenário adequado para a supervisão pedagógica, um modelo de supervisão que permita uma maior intervenção do supervisor pedagógico no acompanhamento e aconselhamento das actividades de práticas pedagógicas, que promova as mudanças da acção pedagógica e a promoção na carreira do professor estagiário. Reflectiu-se, através da análise dos fundamentos de vários autores, sobre a pertinência e sobre as contribuições que a supervisão pedagógica tem na vida do professor e no processo de desenvolvimento profissional do professor da função de docência. O estudo apresenta uma reflexão profunda sobre o envolvimento dos professores na criação de um ambiente favorável e na promoção de uma supervisão pedagógica sustentada num cenário adequado que contribui para a criatividade e rendimento prático do professor. O presente estudo tinha como objectivos específicos de: Caracterizar o papel do supervisor relativamente à mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem; analisar as actividades de desenvolvimento profissional dos professores do 3º ciclo de aprendizagem das duas escolas em estudo; descrever actividades inerentes às mudanças das práticas pedagógicas; identificar as dificuldades sentidas pelos professores no desenrolar das actividades profissionais na sala de aula e propor medidas visando minimizar as dificuldades dos professores nas suas actividades profissionais. Neste estudo desenvolveu-se uma metodologia que assentou-se na abordagem qualitativa, porque permitiu-se uma maior interacção, compreender os resultados individualizados, compreender a dinâmica interna de programas e actividades, compreender os aspectos dos programas e avaliar os resultados difusos. Não obstante à metodologia, aplicou-se no estudo a técnica de escolha de dados através do recurso de questionários, a prática de entrevistas e por fim o estudo de documentos.
  • The Pedagogy supervision became a matter of concern in the professional development of teachers, especially based on the performance of supervisors in supporting and giving advice to the teachers in their daily work of teaching and learning practice, if we are to take into account the political and organizational transformation that is taking place in the basic training of teachers. The study is analyzing the processes and criteria for the implementation of pedagogical supervision activities, the coordination forms on activities under pedagogical supervision in the (ZIPs). The fundamental elements of the study underlines the principal scenarios meant to improve the quality on professional performance of teachers in relation to the learning and teaching process. The perspective of pedagogical supervision translate an insight and vision into the paradigmatic changes in professional practice, thus giving more attention to professional development meant to improve teacher’s performance , hereby promoting a combined learning and teaching amongst teachers. Jacobs and Goh (2008) is pointing out that combined learning “means that teachers have an opportunity to support the student groups to work together more effectively, thus making use of both theory and practical research and experience of other fellow teachers, during the old days and now” (p.7). The perspectives of supervision relies specifically on trainee teachers during the 3rd cycle of learning is intended to exchange experiences and strategies or appropriate scenario for pedagogical supervision, a supervision model that allows a much bigger intervention by the educational supervisor in following up and giving advice on the pedagogical practices activities that promotes changes in pedagogical actions thus promoting and upgrading the trainee teacher’s career. It reflected on the analysis on fundamentals of different authors, about the relevance on making positive contributions to the pedagogical supervision in the life of the teacher and the professional development of the functions of a qualified teacher. The study presents a profound reflection on the involvement of teachers in creating a good and conducive environment in the promotion of sustainable pedagogical supervision in an appropriate setting that contributes positively in the creativity and practical performance of the teacher. The present studies had the specific objectives: To characterize the supervisor's role regarding the change of the Pedagogical practices of the teachers in 3rd level of learning, to analyze the professional development activities of the teachers in 3rd level of learning in the 2 study schools, to describe and inherit activities regarding the changes in pedagogical practices, to identify the difficulties being faced by the experienced teachers in the development of the professional activities in class and to propose different measures to minimize the difficulties being faced by teachers in executing professional activities. This study developed a methodology based on the qualitative approach which allows the students to have greater interaction, build an understanding of individual results, in understanding the internal dynamics of the programs and activities, understanding the aspects of the programs and evaluating the results. Despite the methodology, being applied during studies, the technique of collecting data through using questionnaires, the practice of conducting interviews and finally the analyses of documents.
Issue Date: 
19-Jun-2017
Citation: 
Malenzua, João Maconha - O papel da supervisão pedagógica na mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem do ensino básico [Em linha]: um estudo em duas escolas primárias completas, ZIP3 - Nhamatanda-Lamego. [S.l.]. [s.n.], 2017. 179 p.
Keywords: 
  • Supervisão
  • Educação
  • Formação de professores
  • Qualidade de ensino
  • Desenvolvimento profissional
  • Ensino básico
  • Estudo de casos
  • Moçambique
  • Pedagogical supervision
  • Changes in teaching practices
  • Professional development
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6729
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.