You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/673
Title: 
Boas práticas em escolas posicionadas nos últimos lugares nas listas de ordenação
Author(s): 
Monteiro, Ana Paula Fernandes
Description: 
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Resumo - Nesta dissertação faz-se a apresentação do trabalho conducente à realização de provas na Universidade Aberta no ramo de Administração e Gestão Educacional para obtenção do grau de Mestre. O trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma investigação levada a efeito em onze escolas com ensino secundário que têm sido posicionadas nos últimos lugares das listas de ordenação (rankings) que vêm sendo publicadas. Pretende-se com esta investigação proceder a uma reflexão sobre a escola, enquanto Organização e por outro, analisar os resultados dos alunos em relação aos processos pedagógicos e organizacionais de cada uma das instituições observadas. Estão em causa algumas escolas com opções organizacionais completamente distintas, que serão observadas através de recolha de informação a vários níveis, nomeadamente, por entrevista aos presidentes dos órgãos de gestão, recolha documental, questionário e verificação in loco. A primeira parte consiste numa reflexão teórica sobre gestão, liderança e avaliação educacional. A pesquisa empírica, de carácter naturalista, realizou-se em onze escolas pertencentes à área de jurisdição da Direcção Regional de Educação de Lisboa, colocadas nos cem últimos lugares das listas de ordenação (ranking), publicadas nos anos de 2003 e 2004. Esta investigação conduz-nos à percepção de boas práticas promotoras do sucesso educativo, desenvolvidas nestas escolas o que pode questionar o seu lugar na seriação
  • Résumé - Cette dissertation présentée à l’Universidade Aberta est destinée à l’obtention du grade de Maître. Le travail consiste à présenter les résultats d’une enquête effectuée dans onze écoles de niveau secondaire qui ont été les dernières placées sur une liste de rangement qui est, à son tour, diffusée dans tout le pays. Avec cette enquête, on veut d’un côté, faire une réflexion sur l’organisation « école » et d’un autre côté, analyser les résultats des élèves par rapport aux procédures pédagogiques et organisationnelles de chaque institution. Il s’agit d’écoles dont les options organisationnelles sont tout à fait différentes et qui seront observées à travers le recueil d’information à plusieurs niveaux, notamment, à travers de documents, par entrevue et par questionnaire au responsable - le Directeur - de l’école et encore vérification in loco. La première partie consiste dans une réflexion théorique sur gestion, direction et évaluation sur l’éducation. La recherche empirique, de caractère naturaliste, a eu lieu dans onze écoles appartenant à la zone de compétence de la Direcção Regional de Educação de Lisboa. Celles-ci sont les dernières placées sur les listes publiées en 2003 et 2004. Cette enquête nous conduit à la perception de bonnes pratiques promotrices du succès éducatif développées dans ces écoles, ce qui peut nous faire douter de leur place dans le triage
  • Abstract - This dissertation presents the work done in the Universidade Aberta, in order to obtain a Master’s degree. The work consists in the presentation of the results of an investigation done in eleven schools with high school education which have been in the last places of the published rankings. It is intended with this investigation to make a reflection about the school while an organization and analyse the student’s results according to pedagogic process of each institution. There are some schools with quite different organizational options that will be observed through the gathering of information up to many levels, namely, documental research, by interviewing the administration organ and checking in loco. The first part is about a theoretical reflection of management, direction and educational evaluation. The empirical inquiry of naturalist way was done in eleven schools belonging to the area of the Direcção Regional de Educação de Lisboa competence which were the last hundred of the published rankings in 2003 and 2004. This investigation lead us to the comprehension of good practise skills in school supporters of educational success, developed in these schools which may question their places in the rank list
Issue Date: 
2006
Citation: 
Monteiro, Ana Paula Fernandes - Boas práticas em escolas posicionadas nos últimos lugares nas listas de ordenação [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2006. 2 vol.
Time Duration: 
3379213 bytes
Keywords: 
  • Gestão de estabelecimentos de ensino
  • Organização escolar
  • Ensino secundário
  • Modelos educativos
  • Avaliação da educação
  • Avaliação do desempenho
  • Insucesso escolar
  • Educational evaluation
  • Good practise skills in school
  • Pedagogical experiences
  • School organization
  • Leadership
  • Rank list
  • Educational success
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/673
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.