Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/6786
- Title:
- Explorações virtuais
- Vale, Júlio Miguel Guerreiro do
- Esta investigação visou desenvolver uma aplicação de realidade virtual interativa com objetivos pedagógicos e de divulgação sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci, um marco fundamental na história das técnicas e da tecnologia, que contribuísse para motivar os estudantes no sentido da aprendizagem da história da tecnologia e de alguns princípios científicos e técnicos relevantes em áreas tão diversas como a física, matemática, geometria, aerodinâmica e arte, entre outros, veiculados na obra de Leonardo. O produto desta investigação materializou-se num percurso virtual com características de jogo sério acedido via Web e onde os utilizadores/visitantes contactaram de forma dinâmica com uma seleção de conteúdos interativos, objetos virtuais e personagens com que interagem de várias formas. Na conceção foram usadas técnicas de realidade virtual, de realidade aumentada e conteúdos multimédia ajustados aos tipos de públicos-alvo definidos (crianças/jovens do ensino básico) para testar o produto final.
- This research aimed to develop an interactive virtual reality application with pedagogical and dissemination objectives about the life and work of Leonardo Da Vinci, a fundamental landmark in the history of techniques and technology, which contributed to motivate students to learn the history of technology and of some relevant scientific and technical principles in areas as diverse as physics, mathematics, geometry, aerodynamics and art, among others, which are transmitted in Leonardo's work. The product of this investigation materialized in a virtual course with serious gameplay features accessed via the Web and where users/visitors interacted dynamically with a selection of interactive contents, virtual objects and characters with which they interact in various ways. In the design, virtual reality, augmented reality techniques and multimedia content adapted to the types of target audiences (children/young people in elementary education) were used to test the final product.
- 4-Oct-2017
- Vale, Júlio Miguel Guerreiro do - Explorações virtuais [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2017. 228 p.
- Realidades virtuais
- Realidade aumentada
- Jogos virtuais
- Conteúdos interativos
- Tecnologia digital
- Crianças
- Jovens
- Ensino básico
- Interatividade
- Virtual exploration
- Virtual reality
- Augmented reality
- Serious games
- WebGL
- embargoedAccess
- outro
- http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6786
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.