You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/738
Title: 
E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
Author(s): 
Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis
Abstract: 
  • Resumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico
  • Abstract - The main objective of this study was to verify the advantages of using the different media in class teaching. This dissertation developed and tested a study platform in shape of a website, under the title E-músic@. As predefined by the curriculum for the subject Musical Education (Educação Musical) of 2º Ciclo do Ensino Básico, in this study it is pondered the use of multimedia materials in music teaching. It was intended to ascertain the quality of the student’s learning through multimedia support materials, for “out of the class" use. The origin of this study is due essentially to the development of multimedia platforms, evermore used and accessible along with their pedagogical potentialities. As a result of reducing the school curriculum component, motivated by the decrease of hours in the schedule, the need to create new and more effective study forms urged. These will have to promote a greater Teacher/Students interaction. The study was based on data gathered through the observation and analysis of grids filled in by students, teachers and experts while using the study platform. Based on this experiment, a successful computer assisted space for learning could be created for all students of 2º Ciclo do Ensino Básico and possibly extended to the 1º and 3º Ciclos do Ensino Básico
Issue Date: 
2007
Citation: 
Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis - E-músic@ [Em linha]: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico. - Lisboa : [s.n.], 2007. 109, lXV p.
Time Duration: 
3255236 bytes
Keywords: 
  • Educação musical
  • Ensino por multimédia
  • Elearning
  • Materiais multimédia
  • Projetos de educação
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/738
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.