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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/740
Title: 
Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
Author(s): 
Sérgio, Joana da Silva Rosa Loff
Abstract: 
  • O propósito deste estudo foi compreender os aspectos distintivos da aprendizagem mediada por computador e a sua dimensão social. O conceito de presença social – a capacidade dos participantes numa comunidade de inquirição se projectarem social e emocionalmente, como pessoas reais ou o grau com um indivíduo é percebido como real na comunicação mediada – é o ponto de partida para compreender a dinâmica de uma comunidade de aprendizagem online, verificando a maneira como os estudantes interagem e a sua motivação para participar em comunidades virtuais. Muitos estudos mostram (e nós observámo-lo aqui) que a presença social é necessária para promover e aumentar a aprendizagem efectiva. Assim, uma baixa presença social leva a um elevado grau de frustração, um baixo nível de aprendizagem efectiva e, também, a uma menor satisfação com o curso online. Os factores que afectam a presença social e a satisfação com o curso online foram revelados pelos instrumentos de investigação aplicados: um questionário e entrevistas realizadas entre os alunos. Um dos aspectos mais importantes é o comportamento do e-tutor. De facto, a maior parte dos estudantes referiram a interacção regular, a proximidade emocional, o feedback imediato e construtivo, assim como, o encorajamento do professor para o empenho na construção de conhecimento, como aspectos que influenciam a satisfação com o curso. Outras questões abordadas pelos alunos, que afectam a satisfação com o curso de e-learning foram a falta de tempo para completar as tarefas propostas, os relacionamentos difíceis com os colegas e pouca experiência inicial com as tecnologias da informação e comunicação
  • L'intention de cette étude a été comprendre les aspects distinctifs de l'apprentissage négocié par ordinateur et sa dimension sociale. Le concept de présence sociale - la capacité des participants dans une communauté d'investigation se projetteront social et émotionnellement, comme des personnes réelles ou le degré auquel une individu est perçue comme une 'personne réelle' dans la communication virtuel - c'est le point de départ pour comprendre la dynamique d'une communauté d'apprentissage online, en vérifiant la manière comme les étudiants interagissent et leur motivation pour participer dans les communautés virtuelles. Beaucoup d'études montrent (et nous l'avons observé ici) que la présence sociale faut pour promouvoir et augmenter l'apprentissage accomplit. Ainsi, une basse présence sociale prend à un élevé degré de frustration, une basse niveau d'apprentissage accomplit et, aussi, à une moindre satisfaction avec le cours online. Les facteurs affectant la présence sociale et la satisfaction avec le cours en ligne sont indiqués des instruments de recherche appliqués dans cette recherche : un questionnaire et entrevues avec des étudiants. Un du plus importants est la conduite d'e-tutor. En fait, la plupart des étudiants ont signalé la interaction régulière, la proximité émotionnelle, le feed-back constructif et rapide et l'encouragement de l'enseignant pour l'engagement dans la construction de connaissance, comme les aspects essentiels qui contribuent à la satisfaction du cours. D'autres questions abordées par les étudiants, qui affectent la satisfaction avec le cours de e-learning a été le manque de temps pour compléter les tâches, les relations difficiles avec les collègues et peu d'expérience initiale avec les technologies des informations et communication
  • The purpose of this study was to understand the distinctiveness of the computer mediated learning and its social dimension. The concept of social presence – the ability of participants in a community of inquiry to project themselves socially and emotionally as real people or the degree to which a person is perceived as a ‘real person’ in mediated communication – is the starting point to understand the dynamic of an online learning community, observing the way students interact and their motivation for the participation in virtual communities. Several studies displayed (and we noticed it here) that social presence is necessary to enhance and improve the learning effectiveness. Hence, a lack of social presence will lead to high level of frustration, a lower level of affective learning and also a lower level of satisfaction with the online course. Factors affecting social presence and the satisfaction with the online course are revealed from the investigation instruments applied in this research: a questionnaire and interviews with students. One of most important is the e-tutor behaviour. In fact, most students reported the regular interaction, emotional immediacy, constructive and prompt feedback and the back-up of students’ knowledge building efforts, as essential aspects that contribute to satisfaction with the course. Other issues pointed out by students disturbing general satisfaction in e-learning courses was lacking time to finish tasks, problematical relationship among students and little initial experience with information and communication technologies
Issue Date: 
2007
Citation: 
Sergio, Joana da Silva Rosa Loff - Presença social, percepções, relações interpessoais e grau de satisfação com o curso de e-learning [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2007. XI, 187, XXXVII p.
Time Duration: 
1289788 bytes
Keywords: 
  • Alunos de ensino a distância
  • Avaliação da educação
  • Comunidades virtuais
  • Cursos
  • Elearning
  • Ensino a distância
  • Ensino virtual
  • Motivação
  • Satisfação
  • Social presence
  • Online learning communities
  • Computer-mediated communication
  • Collaborative learning
  • Student’s satisfaction
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/740
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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