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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/741
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBidarra, José-
dc.contributor.authorMateus, João Paulo Guerreiropt_PT
dc.date.accessioned2009-01-26T16:35:26Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:38Z-
dc.date.available2009-01-26T16:35:26Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:38Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2007pt_PT
dc.identifier.citationMateus, João Vasco Oliveira - A influência do design da interface gráfica das aplicações na apredizagem de tecnologias de projectos 3D [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2007. 191, [144] p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/741-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/741-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractEste trabalho incide sobre um novo método para tornar mais eficaz o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano de escolaridade no instrumento flauta, na disciplina de Educação Musical. O método apresentado tem no multimédia o principal factor de comunicação e motivação. O método, que se pode enquadrar no âmbito dos Produtos Educacionais Multimédia, procura apoiar o aluno no estudo e execução de melodias populares (entender como muito conhecidas), de cariz tradicional, na flauta, através da criação de um DVD Karaoke no qual a relação som/nota é sublinhada pela mudança de cor da respectiva figura musical, a qual é acompanhada pela imagem da posição da flauta necessária para a obtenção de cada um dos sons na flauta. O estudo recai sobre a comparação de resultados obtidos pela execução de uma melodia através da pauta em suporte papel e através da pauta em suporte multimédiapt_PT
dc.description.abstractThis study falls upon a new method to make the process of learning how to play the flute more effective. The learners are students of Music in the 5th grade. This method is based on multimedia as the main factor of communication and motivation. This way this method can be considered a Multimedia Educational Product, which aims to support students in playing popular (well known) melodies using the flute. It consists in the creation of a new DVD Karaoke in which the sound / note relationship appears underlined by a change in colour of each musical figure. This change in colour is supported by an image showing the adequate position of the flute to obtain the correct sound. This study aims to compare the results obtained through the performance of a melody supported by a paper score and the results obtained using a multimedia scorept_PT
dc.format.extent19393880 bytespt_PT
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subject2º Ciclopt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectEnsino por multimédiapt_PT
dc.subjectInstrumentos musicaispt_PT
dc.subjectProjetos de educaçãopt_PT
dc.titleO projecto “Karaoke para flauta" na educação musical do quinto ano de escolaridadept_PT
dc.typeoutropt_PT
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