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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/779
- Title:
- Declínio organizacional e estratégias de recuperação nas pequenas e médias empresas : uma abordagem holística
- Santos, Paulo Jorge Madeira dos
- Tese de Doutoramento em Gestão na especialidade de Contabilidade apresentada à Universidade Aberta
- O objecto da tese é investigar – tomando como base uma amostra de 122 Pequenas e Médias Empresas portuguesas, utilizando a metodologia estatística de modelação através de equações estruturais (Structural Equation Modeling – AMOS 5.01 do SPSS), analisando numa visão holística – padrões de inter relações entre diversas dimensões organizacionais e ambientais: factor humano, ambiente, recursos e capacidades organizacionais, actuação estratégica, causas do declínio e acções estratégicas de recuperação, com o intuito de melhor compreender a sua influência no nível de desempenho, percebendo as razões (contextuais) do seu declínio e (o contexto e conteúdo) da sua recuperação. Os resultados obtidos evidenciam uma associação directa, positiva e significativa, entre, a menor competência dos recursos humanos e o reduzido acesso a informação interna e externa de gestão, e os baixos níveis de desempenho. Perante a noção da existência de uma elevada competição e uma menor procura dos produtos do sector de actividade, a atitude da gestão baseada num estilo de gestão muito centralizado e com níveis moderados de complacência, relaciona-se de forma significativa com uma actuação estratégica, de crescimento moderado no actual binómio produto/mercado, com uma reduzida utilização de técnicas de rastreio do meio envolvente. Esta actuação estratégica afecta de forma contínua o desempenho, manifestado numa redução do Resultado Líquido do Exercício e na Rendibilidade do Activo. A percepção dos gestores de que a causa do declínio foi devida a um ambiente competitivo, leva-os a implementar um conjunto de acções visando a reestruturação operacional, melhorando a sua competitividade por via da redução da estrutura de custos e do número de efectivos. Tais acções são significativamente influenciadas pelo enfraquecimento da concorrência, pela capacidade negocial de melhores condições de pagamento e recebimento, e pela existência de adequados meios financeiros (fluxos de caixa positivos e financial slack resources). Esta actuação estratégica de recuperação revelou-se determinante na melhoria do desempenho, para a qual também contribuiu de uma forma significativa a actuação comercial e de marketing através da obtenção de informações sobre os clientes (inquéritos e estudos de mercado) e de uma análise criteriosa (selecção) de clientes.
- The aim of the thesis was to investtigate – from a sample of 122 small and average Portuguese companies, using structural equation modelling (AMOS 5.01 from SPSS) statistic methodology, analyzing in a holistic view – standards of relationships between several organizational and environment dimensions: human resources, environment, organizational resources and capabilities, strategy, causes of the decline and turnaround strategies. The purpose of this study was to understand at the first time the perceiving contextual reasons influence on organizational performance decline and at second time the context’s and content’s turnaround in the organizational performance recovery. The results evidence a significant direct influence between the lesser ability of the human resources, lower access to the internal and external of management information, and the low level of organizational performance. With an existence of raised competition and a lesser industry products demand, the management attitude based on a higher centered management style and with moderate levels of complacency, becomes significantly related with a moderate growth corporate strategy in the current markets and products, with lower using of scanning environment techniques. This corporate strategy posture influence continuously the organizational performance, showed in a decreased profit and ROI. The manager’s perception that the cause of decline had it origin on a competitive environment takes them to implement a set of operational restructuring actions with the goal of improving its competitiveness. These actions included cost and number of employees reductions. In other way these turnaround actions are influenced by the competition weakness, better receiving and payment terms, positive cash flows and financial slack resources. This turnaround context seems critical to the organizational performance improvement, for which also contributed of a significant form the commercial and marketing performance through the attainment customer’s information (inquiries and market surveys) and customer’s selection analysis.
- 2006
- Santos, Paulo Jorge Madeira dos - Declínio organizacional e estratégias de recuperação nas pequenas e médias empresas [Em linha] : uma abordagem holística. Lisboa : [s.n.], 2007. 384 p.
- 3898622 bytes
- Gestão de empresas
- Pequenas e médias empresas
- Falência
- Recuperação económica
- Business management
- Strategies
- Organizational decline
- Business turnaround (JEL - M19)
- Corporate turnaround
- Restructuring (JEL - G34)
- Small business decline and turnaround
- openAccess
- outro
- http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/779
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