Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100272
- Title:
- Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica
- Pessoa, Alberto Ricardo
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- As histórias em quadrinhos são uma forma de mídia que combina várias expressões artísticas com a comunicação, gerando um meio onde o leitor pode se tornar parte de história criando seqüências, sons, vozes através dos diálogos nos balões ou até mesmo realizando novas histórias que aqueles personagens podem proporcionar. Mesmo assim, as histórias em quadrinhos enfrentaram, desde sua invenção, desconfiança e até mesmo reducionismo em detrimento de outras artes. Esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Por que ensinar histórias em quadrinhos nas escolas? Para tanto, a pesquisa compreende uma breve história da formação do mercado editorial, leitores e profissionais no Brasil, disserta sobre os quadrinhos nas mais diferentes camadas de ensino, propondo o uso da arte seqüencial nas mais diversas matérias do currículo escolar e por fim, o estudo de caso Projeto Mamute, em que além de descrever toda a trajetória deste grupo de alunos, apresento um volume das histórias em quadrinhos que foram realizados no período de 2004 - 2005.
- Comic books compose a media that mixes different artistic expressions with communication, creating a vessel through which the reader can be a part of the story, creating scenes, sounds, voices using the dialogues on the balloons, or even making new stories with the characters. However, Comics have suffered, since their inception, with suspicion and devalue if compared with other arts. This research concerns itself with the question: Are Comics a good tool to educate? To address that, I developed a research about the history of the editorial Comics, the readers and the professionals in Brazil. I explored the action of Comics in the different layers of teaching, proposing different activities with Comics in the official grade of regular education. Finally, I present the history of Projeto Mamute (Mammoth's Project) in the period of 2003 - 2005, and the comics we produced within the project, during that period.
- 20-Mar-2006
- PESSOA, Alberto Ricardo. Quadrinhos na educação: uma proposta didática na educação básica. 2006. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2006.
- 183 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Histórias em quadrinhos - Educação
- Arte - Educação
- Arte seqüencial
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Comics
- Sequential arts
- Art - Education
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/100272
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.