You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/100974
Title: 
Saberes e práticas educativas em alimentação e nutrição no cotidiano de trabalhadores da Estratégia Saúde da Família
Author(s): 
Pereira, Rita de Cássia Garcia
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Alimentação e nutrição são de vital importância para a manutenção da vida e da saúde do ser humano em bom estado. O Brasil passa hoje por um processo de transição nutricional, no qual as doenças crônico-degenerativas ocupam papel de destaque em detrimento das doenças infecto-contagiosas, na população como um todo. Acredita-se hoje que a efetiva educação nutricional ocorra por meio de um processo participativo de aquisição de informações e conhecimentos sobre alimentação saudável, objetivando reduzir os problemas de saúde advindos da transição nutricional e outros que têm sua origem na alimentação e nutrição. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um modelo de atenção primária proposto pelo Ministério da Saúde que visa gerar modificações no padrão atual de assistência à saúde no Brasil, de modo que sejam concretizados os princípios que direcionam o Sistema Único de Saúde, incluindo a educação em nutrição em tais objetivos, tendo o Agente Comunitário de Saúde (ACS) como um dos principais pilares desse processo. No presente trabalho propõe-se refletir sobre o processo de construção do conhecimento em educação e nutrição no âmbito da ESF do município de Araraquara. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas nas quais foram entrevistados 43 profissionais de saúde inseridos em seis unidades de saúde da família (USF). Os agentes comunitários de saúde compuseram 93,02% da amostra e os enfermeiros 6,98%. Os resultados revelam que há a necessidade de capacitação para os profissionais da atenção...
  • Food and nutrition are vital for sustaining life and health of human beings in good conditions. Today Brazil is going through a process of nutritional transition in which chronic-degenerative diseases occupy a prominent role at the expense of infectious diseases in the population as a whole. It is believed today that effective nutrition education takes place through a participatory process of acquiring information and knowledge about a healthy diet, aiming to reduce health problems arising from nutritional transition and others that have their origin in food and nutrition. The Family Health Strategy (FHS) is a primary care model adopted by the Ministry of Health that aims to fulfill the principles that guide the National Health System including education on food and nutrition in such goals. The model has in the Community Health Agent (CHA) one of the key pillars in this process. The present paper proposes to reflect on the process of knowledge construction in education and nutrition within the ESF in the city of Araraquara-SP. It is a qualitative research conducted from semi-structured interviews in which the respondents were 43 health professionals inserted in six family health units. The community health workers made up 93.02% of participants, and nurses 6.98%. The results revealed that there is need for training... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
9-Dec-2011
Citation: 
PEREIRA, Rita de Cássia Garcia. Saberes e práticas educativas em alimentação e nutrição no cotidiano de trabalhadores da Estratégia Saúde da Família. 2011. 147 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.
Time Duration: 
147 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Família - Saúde e higiene
  • Educação alimentar
  • Nutrição
  • Saúde pública - Avaliação
  • Family health
  • Food and nutrition - Education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/100974
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.