You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102121
Title: 
Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB)
Author(s): 
Macena, Marta Maria Maurício
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Segundo os procedimentos metodológicos da História Oral (temática), partimos de depoimentos de professores de Matemática do ensino secundário, atuantes nas cercanias da década de 1960 na cidade de João Pessoa (PB), quanto ao ensino de Matemática. Os depoentes trouxeram à tona a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), os exames de suficiência ao exercício do magistério nos cursos secundários, o Movimento da Matemática Moderna (MMM), os Centros de Ensino de Ciências criados por todo Brasil, a atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no âmbito educacional, bem como várias faces na formação de professores. A questão da educação nordestina, assim como em outras regiões, aparece entrecortada, sempre em meio a aspectos sociais, econômicos e políticos impossíveis de serem negligenciados, e ainda que muitos estudos já tenham sido feitos a esse respeito, a temática parece estar distante do esgotamento. O Nordeste é um palco de contradições significativas
  • According to the methodological procedures given by Oral History, in this essay some depoiments of Math teachers was collected and interpreted in order to understand, in an historical landscape, aspects of teaching and learning Mathematics, in High Schools, in João Pessoa, Paraíba State, in the 60’s. The analysis showed some important elements that took part in that scenario: in the testimonies collected the focus was directed to the changes – political, sociological, educational – that occurred in that time, the CADES program (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), the New Math Movement, the Science Teaching Centers (Centros de Ensino de Ciências), the SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) – a Federal Department responsible for the development of Brazilian Northeast region – and its educational projects, among others. We conclude that this theme is far from be focused in a final way in this doctoral thesis, and we call other researchers to pay attention to this educational reality in order to bring more understandings to our efforts. Northeast is a Brazilian region full of contradictions
Issue Date: 
11-Apr-2013
Citation: 
MACENA, Marta Maria Maurício. Sobre formação e prática de professores de matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB). 2013. 369 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
Time Duration: 
369 f. : il., fots., mapas
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Campanha de Aperfeicoamento e Difusao do Ensino Secundario (Brasil)
  • SUDENE
  • Mathematics - Study and teaching
  • Matemática - Estudo e ensino
  • Professores - Formação - 1960
  • Professores de matematica
  • Historia oral
  • Matemática - História
  • João Pessoa (PB)
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102121
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.