You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102181
Title: 
Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
Author(s): 
Ghaziri, Samir Mustapha
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O presente trabalho tem como objetivo estudar práticas de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola. Sua estrutura se divide em duas partes, nas quais se esboçam o contexto da pesquisa, arcabouço teórico e metodológico, assim como analise de dados resultantes de pesquisa empírica. Nesse sentido, cabe dizer que o telejornal news é um modelo de informativo ainda recente no Brasil, sobretudo em transmissão de TV aberta. Sua linguagem é multimidiática, em que se mesclam discursos orais, escritos e imagéticos. Neste estudo, o foco esteve voltado para os textos escritos, que circulam ao pé da tela dessas emissões, na forma de circuito e incessantemente, durante toda a programação. A emissora selecionada para o estudo foi a Record News, justamente porque é a única do gênero que transmite seu sinal em rede aberta. Os textos que apresenta, de margens movediças, são multitemáticos, sintéticos e objetivos. Para observar estudantes em situação de leitura desses textos, fora realizada pesquisa em escola pública paulista, desdobrada no expediente da pesquisa-ação, com estudantes de terceiro ano do ensino médio. Os estudantes assistiram ao telejornal a fim de debateram sobre suas impressões e atitudes diante da tela, atividade que lhes ofertou conhecimento sobre a estrutura do telejornalismo news, sobre modos de ler textos móveis e sobre modos de operar o pensamento para leitura ante as transformações tecnológicas do mundo atual. Os participantes, ao término das atividades, concluíram que os textos móveis do telejornalismo news são estratégia importante para o ensino de leitura, pois, em primeiro lugar, ensejam a leitura em outros suportes e, em segundo, são fonte de informação e porta de entrada para pesquisas e debates sobre assuntos do país e do mundo. Muitos desses assuntos, lidos e assistidos, conforme asseveram os estudantes, dificilmente, por outras vias, circulariam pela sala de aula
  • This work aims to study reading practices of television news subtitles in school. This television news structure is still recent in Brazil, especially in open transmission. His language is multimidiatic, where we note oral speech, written texts and images. In this work, the focus is the written texts, wich circulate in the template of this emissions, in circuit and whithout stopping. The main caracteristis of this texts are the variety of themes, the objectivity and conciseness. To observe students in reading situation of these texts, we did an action-research in a public schoo, with students from last year of high school. The students watched the television news, then debated about their impressions and attitudes towards the screen, an activity that offered them knowledge about the structure of the television news, about reading ways and thought operating modes. The studentes concluded that the subtitles are an important strategy for read teaching, because, firstly, they inspired reading in other media, and secondly, they are a source of information and input port for research and debate on issues of the country and the world. Many of these topics, read and watched, hardly, in other ways, circulate around the classroom
Issue Date: 
2012
Citation: 
GHAZIRI, Samir Mustapha. Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola. 2012. 273 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
Time Duration: 
273 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Leitura
  • Educação
  • Pesquisa-ação
  • Sites da Web - Desenvolvimento
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102181
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.