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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103587
Title: 
O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar
Author(s): 
Guariglia, Rinaldo
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Este estudo examina duas categorias dialógicas regidas pela argumentação nas redações argumentativas escolares: o consenso e a polêmica, que respondem pela propagação de ideias do senso comum, e, por extensão, de outras ideias que se confrontam com esses enunciados consensuais: os enunciados polêmicos. Por meio da reflexão bakhtiniana, três matrizes dialógicas são investigadas em redações escolares: os diálogos do sujeito-produtor com outras vozes sociais, com a proposta de redação e, principalmente, com o interlocutor-examinador. Esses diálogos inserem, em meio à dispersão do discurso, um conjunto de propriedades que ora são manifestações da categoria consensual, ora da polêmica; e estão de acordo com o exercício argumentativo do texto. Entre as propriedades dialógicas estão: a aplicação de aspectos generalizantes, a organização de enunciados descritivo-causais, a observação de um raciocínio lógico formalizado, o distanciamento da proposta de redação ou a aproximação com ela, a inserção de enunciados interrogativo-retóricos e a ocorrência de determinados marcadores linguísticos. O texto argumentativo escolar apresenta invariavelmente não apenas enunciados consensuais, mas também rompimentos com a ordem do senso comum, que caracterizam a categoria polêmica. O córpus de pesquisa compreende redações produzidas durante um processo seletivo universitário em 2004.
  • This paper examines two dialogical categories led by argumentation in the scholarly argumentative compositions: the consensus and the polemics, which are answerable by the diffusion of the ideas of the common sense, and, by extension, of other ideas that confront themselves with the consensual enunciates: the polemical ones. By means of the Bakhtine’s thought, three matrices of dialogues are investigated in this written scholarly text: the dialogues of textual producer with regard to other social voices, to the text-proposal to the composition, and, mainly, to the interlocutor-examiner. These dialogues insert, through the dispersion of the discourse, a set of textual and discoursive properties, which are sometimes consensual category manifestations; at another times, they are polemical ones; in accordance with the textual argumentative operation. Among the dialogical properties are the application of notions that generalizes, the organization of descriptive-causal enunciates, the observation of a strict logical reasoning, the distance or the approach of the text-proposal, the insertion of interrogative-rhetorical enunciates, and the occurrence of some linguistic-textual markers. The scholarly argumentative text presents invariably not only consensual enunciates, but also ruptures in the order of the common sense that characterizes the polemical category. The corpus of this research consists of argumentative compositions produced during a brazilian universitarian selective process in 2004.
Issue Date: 
17-Jun-2008
Citation: 
GUARIGLIA, Rinaldo. O consensual e o polêmico no texto argumentativo escolar. 2008. 188 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
Time Duration: 
188 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Linguística
  • Língua portuguesa
  • Análise do discurso
  • Discourse
  • Polemics
  • Argumentation
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/103587
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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