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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/105597
Title: 
O ensino técnico como alternativa de acesso ao mercado de trabalho: um estudo do perfil do aluno da Escola técnica Estadual de Assis-SP
Author(s): 
Motta, Paulo Tadeu Rabelo da
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Existe uma procura crescente pelas vagas oferecidas pelos cursos técnicos. As matrículas cresceram para além dos 70% entre 2002 e 2010. Tornou-se fundamental voltarmos o olhar para tal segmento educacional, pois, as mudanças no mercado de trabalho formal, aliado a promulgação da Lei nº 11.741, que desvincula o Ensino Médio da Educação Profissional, forçou-nos a compreender essa população diferenciada, que hoje adentra os bancos escolares da Educação Profissional. Após a aplicação de questionários e da utilização do critério socioeconômico da ABIPEME (Associação Brasileira de Institutos de Pesquisa de Mercado) o perfil do aluno que está matriculado nos diversos cursos da Escola Técnica Estadual Pedro D’Arcádia Neto, em Assis, é o de uma população com uma pequena superioridade numérica feminina, nascidos, em sua maioria, na cidade de Assis, com idade média em torno de 24 anos, que estudam no período noturno, são solteiros, sem filhos, moram com os pais, muito interessados nas novas tecnologias, trabalham, não freqüentam a biblioteca, são oriundos de escola pública, apresentam objetivos claros e esperam uma boa formação voltada para o mercado de trabalho, pretendem, em curto prazo, trabalhar e continuar estudos universitários; entendem que a Internet, os amigos e a televisão atendem suas necessidades de lazer e dependem financeiramente dos pais, que por sua vez, apresentam o Ensino Médio completo e trabalham, em sua maioria, na área de serviços. Os respondentes caracterizam-se por pertencerem às classes socioeconômicas B e C
  • There is an increasing demand for the vacancies offered by the technical courses. The enrollments outgrew above 70% between 2002 and 2010. It has rendered fundamental to turn our eyes to such an educational segment because the changes in the formal job market, associated with the promulgation of the Law 11.741, that disentails the High School from the Professional Education, has forced us to comprehend this distinct population, which goes into the Professional Education. After the application of questionnaires and the utilization of the socioeconomic criteria established by ABIPEME (Associação Brasileira de Institutos de Pesquisa de Mercado) the profile of the student enrolled in the various courses of the Escola Técnica Estadual Pedro D’Arcádia Neto, in Assis, is that of a population with a small numerical feminine superiority, born mostly in Assis, with a mean age around 24 years old, studying at night, single, without children, living with their parents. They are very interested in new technologies, they work, they do not attend library, they came from public schools and show clear objectives and hope for a good formation directed to the work market. They also intend to work and get into college, they understand that Internet, friends and television fulfill their needs of leisure. Finally, they are financially dependent from their parents, which, in turn, present complete High School studying and do outside works. The respondents characterized themselves as pertaining to B and C socioeconomic classes
Issue Date: 
25-Jun-2012
Citation: 
MOTTA, Paulo Tadeu Rabelo da. O ensino técnico como alternativa de acesso ao mercado de trabalho: um estudo do perfil do aluno da Escola técnica Estadual de Assis-SP. 2012. 71 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.
Time Duration: 
71 f. : il. + anexos
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Escolas tecnicas
  • Ensino tecnico
  • Technical courses. eng
  • Professional teaching
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/105597
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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