Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/106822
Título: 
Sistema de Gestão Integrado: a implantação de uma parceria no município de São José dos Campos
Título alternativo: 
Integrated Management System: the implantation of a partnership in town of São José dos Campos
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-8106
Resumo: 
  • O artigo pretende descrever e analisar a implantação da parceria que se firmou entre a Secretaria Municipal de Educação de São Jose dos Campos e o Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, sob a consultoria da Fundação Pitágoras com o objetivo de instalar um modelo de gestão empresarial na rede de ensino municipal. Para tanto, utilizou-se, dados de matrículas, documentos oficiais e entrevistas realizadas em 2008, com representantes do Instituto Embraer, Fundação Pitágoras e Secretaria Municipal de Educação. O artigo evidencia que a adesão ao modelo de gestão empresarial nomeado Sistema de Gestão Integrado (SGI) não se deu pela necessidade, mas pela oferta do Instituto Embraer. Além disso, constatamos que a parceria não pode garantir a prometida educação pública de “qualidade” na perspectiva já que organiza o sistema educacional em moldes empresariais visto que o SGI pode influenciar na responsabilidade dos estabelecimentos de ensino ao elaborar e executar a sua proposta pedagógica, prejudicando a autonomia pedagógica das escolas.
  • The paper intends to describe and analyze the implementation of the partnership that was signed between the Municipal Secretariat of Education of São Jose dos Campos and Embraer Institute of Education and Research, under consultancy of Pitágoras Foundation with the goal to install a model of corporate management in network of municipal education. Thus, it was used data on enrollment, official documents and interviews conducted in 2008 with representatives of the Embraer Institute, Pitágoras Foundation and the Municipal Department of Education. The article shows that adherence to the corporate management model named Integrated Management System (SGI) wasn´t the need, but the offer of the Embraer. Also we note that the partnership can´t guarantee the promised public education of quality, in mind as organizes the educational business system as the SGI, may influence the responsibility of schools to develop and implement its pedagogical proposal, damaging school´s pedagogical autonomy.
Data de publicação: 
30-Jun-2009
Citação: 
Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 32, 2009, p. 127.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação
  • Política Educacional
  • Parcerias
  • Público e Privado
  • Gestão escolar
Fonte: 
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2643
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/106822
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.