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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107417
- Title:
- Pausas preenchidas e domínios prosódicos: evidências para a validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira
- Almeida, Vanessa Borges de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1981-5794
- 0002-5216
- O presente trabalho configura um estudo sobre o emprego das pausas preenchidas eh (ɛ) e uh (ɘ) por brasileiros falantes de inglês como língua estrangeira em entrevistas do Teste de Profi ciência Oral em Língua Inglesa (TEPOLI). O estudo fundamenta-se sobre a teoria da Fonologia Prosódica de Nespor e Vogel (1986) e sobre os estudos de pausas preenchidas e o conceito de fluência de Moniz (2006), Merlo (2006) e Scarpa (1995). A investigação compõe-se de um olhar triplo: analisamos a escolha de eh e uh como sons preenchedores; investigamos os contextos prosódicos das pausas preenchidas; e examinamos a motivação cognitivo-discursiva para a inserção dessas pausas preenchidas. Os dados embasam uma reflexão sobre o conceito de fluência e oferecem maior poder descritivo à escala do teste, contribuindo, portanto, para seus estudos de validade e confiabilidade.
- 3-Jul-2009
- ALFA: Revista de Linguística, v. 53, n. 1, 2009.
- Pausas preenchidas
- Fonologia prosódica
- Avaliação de proficiência
- http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1683
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107417
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