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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107417
Title: 
Pausas preenchidas e domínios prosódicos: evidências para a validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira
Author(s): 
Almeida, Vanessa Borges de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
  • 1981-5794
  • 0002-5216
Abstract: 
O presente trabalho configura um estudo sobre o emprego das pausas preenchidas eh (ɛ) e uh (ɘ) por brasileiros falantes de inglês como língua estrangeira em entrevistas do Teste de Profi ciência Oral em Língua Inglesa (TEPOLI). O estudo fundamenta-se sobre a teoria da Fonologia Prosódica de Nespor e Vogel (1986) e sobre os estudos de pausas preenchidas e o conceito de fluência de Moniz (2006), Merlo (2006) e Scarpa (1995). A investigação compõe-se de um olhar triplo: analisamos a escolha de eh e uh como sons preenchedores; investigamos os contextos prosódicos das pausas preenchidas; e examinamos a motivação cognitivo-discursiva para a inserção dessas pausas preenchidas. Os dados embasam uma reflexão sobre o conceito de fluência e oferecem maior poder descritivo à escala do teste, contribuindo, portanto, para seus estudos de validade e confiabilidade.
Issue Date: 
3-Jul-2009
Citation: 
ALFA: Revista de Linguística, v. 53, n. 1, 2009.
Keywords: 
  • Pausas preenchidas
  • Fonologia prosódica
  • Avaliação de proficiência
Source: 
http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1683
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107417
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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