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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107633
- Title:
- As figuras de pensamento: estratégia do enunciador para persuadir o enunciatário
- Fiorin, José Luiz
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1981-5794
- 0002-5216
- Este trabalho pretende estudar as figuras de pensamento da retórica clássica como uma das estratégias empregadas pelo enunciador para persuadir o enunciatário, para fazê-lo crer em seu discurso. Essas figuras retóricas dividem-se em dois grupos: as que se constroem a partir de procedimentos da sintaxe discursiva e as que se produzem a partir de mecanismos da semântica discursiva. As primeiras têm sua origem num desacordo entre as instâncias do enunciado e da enunciação, quando, por exemplo, se afirma algo no enunciado e se nega na enunciação, enquanto as segundas resultam de uma combinação, na sucessividade do sintagma, de figuras do discurso em disjunção. Com as figuras de pensamento, o enunciador diz sem ter dito, simula moderação para dizer de maneira enfática, finge ênfase para afirmar de maneira atenuada, apresenta uma nova combinação de figuras do discurso para levar o enunciatário a assumir o que lhe está sendo comunicado.
- 1988
- ALFA: Revista de Linguística, v. 32, 1988.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Figuras de pensamento
- contrato enunciativo
- processo de comunicação
- http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3798
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107633
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