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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107633
Title: 
As figuras de pensamento: estratégia do enunciador para persuadir o enunciatário
Author(s): 
Fiorin, José Luiz
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
  • 1981-5794
  • 0002-5216
Abstract: 
Este trabalho pretende estudar as figuras de pensamento da retórica clássica como uma das estratégias empregadas pelo enunciador para persuadir o enunciatário, para fazê-lo crer em seu discurso. Essas figuras retóricas dividem-se em dois grupos: as que se constroem a partir de procedimentos da sintaxe discursiva e as que se produzem a partir de mecanismos da semântica discursiva. As primeiras têm sua origem num desacordo entre as instâncias do enunciado e da enunciação, quando, por exemplo, se afirma algo no enunciado e se nega na enunciação, enquanto as segundas resultam de uma combinação, na sucessividade do sintagma, de figuras do discurso em disjunção. Com as figuras de pensamento, o enunciador diz sem ter dito, simula moderação para dizer de maneira enfática, finge ênfase para afirmar de maneira atenuada, apresenta uma nova combinação de figuras do discurso para levar o enunciatário a assumir o que lhe está sendo comunicado.
Issue Date: 
1988
Citation: 
ALFA: Revista de Linguística, v. 32, 1988.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Figuras de pensamento
  • contrato enunciativo
  • processo de comunicação
Source: 
http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3798
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107633
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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