Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114652
Título: 
Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil
Título alternativo: 
  • Educación física y el sedentarismo en la niñez: un análisis conductual
  • Childhood sedentary lifestyle and physical education at school: a behavioral analysis
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1809-5267
Resumo: 
  • There have been many researchers dedicating themselves to analyze behavior to get solutions to social problems. The practice of childhood sedentary lifestyle is a complex problem that evokes a public health concern. This article exposes a work field in which researches identify, describe and analyze verbal reports about effective contingencies at school. It introduces the practices of three teachers of physical education and their 62 students. The results suggest that actions that can support public policies toward mitigating health risks.
  • Cada vez mais, pesquisadores vêm se dedicando à análise do comportamento com o propósito de propiciar soluções para problemas sociais complexos. Entre estes, encontra-se o sedentarismo infantil, cuja prática é considerada um problema de saúde pública. Com o objetivo de identificar, descrever e analisar contingências a partir de relatos verbais no contexto da educação física escolar, expõe-se, neste artigo, uma pesquisa desenvolvida com três professores de educação física e seus 62 alunos. O resultado obtido introduz sugere a adoção de ações efetivas que podem nortear políticas públicas voltadas para a redução de riscos à saúde.
  • Los investigadores se dedican cada vez más al Análisis del Comportamiento a fin de indicar soluciones a problemas sociales complejos. Entre éstos, se encuentra el sedentarismo infantil, cuya práctica es considerada un problema de salud pública. Con el objetivo de identificar, describir y analizar contingencias desde relatos verbales en el contexto de la educación física escolar, se expone, en este artículo, una investigación hecha a tres maestros y sus 62 pupilos. El resultado obtenido sugiere la adopción de medidas eficaces que pueden orientar las políticas públicas compartidas para reducir los riesgos de salud.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 64, n. 3, p. 1-20, 2012.
Duração: 
01-20
Palavras-chaves: 
  • Sedentarismo
  • Educação física escolar
  • Metacontingências
  • Práticas culturais
Fonte: 
http://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/779
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114652
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.