Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114765
Título: 
Os registros não-convencionais da coda nasal em dados de EJA
Título alternativo: 
The unconventional registrations of nasal coda in EJA data
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-0939
Financiador: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Número do financiamento: 
FAPESP: 06/61816-4
Resumo: 
  • This paper deals with unconventional orthographies of syllabic nasal coda produced by young people and adults in literacy process. We analyze the position of syllabic nasal coda based on five proposals on writing. We consider the different vowels that fill the syllable nucleus, the tonicity of syllables and the graphic possibilities of nasal coda in Portuguese. We observed that the unconventional orthographies found in the analysed data can be explained if we consider the path taken by the subjects from oral to literacy practices. In their writing production, the subjects have strong support in phonetic-phonological cues of spoken utterances as in characteristics of written utterances, e.g. the orthographic conventions.
  • O presente artigo trata das grafias não-convencionais de sílabas com coda nasal, produzidas por jovens e adultos em processo de alfabetização. Analisamos a posição de coda silábica nasal através de cinco propostas de escrita, considerando as diferentes vogais que preenchem o núcleo da sílaba, a tonicidade da sílaba e as suas possibilidades de representação gráfica. Observa-se que as grafias não-convencionais encontradas nos dados levantados podem ser explicadas a partir do trânsito do sujeito escrevente por práticas orais e letradas, uma vez que, em sua produção escrita, os sujeitos ancoram-se ora em características fonético-fonológicas dos enunciados falados, ora em características dos enunciados escritos, como as convenções ortográficas.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Estudos Linguísticos, v. 40, n. 1, p. 22-32, 2011.
Duração: 
22-32
Palavras-chaves: 
  • sílaba
  • aquisição da escrita
  • letramento
  • oralidade
  • EJA
Fonte: 
http://gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/40/el.2011_v2_t05.red6.pdf
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114765
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.