Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114800
Título: 
O sentido ético da dramática de si e o significado político da poética da diferença na pragmática do ensino: considerações à luz de Foucault
Título alternativo: 
The ethical sense of the dramatic of self and the political significance of poetics in teaching pragmatics: considerations in the light of Foucault
Autor(es): 
Pagni, Pedro Ângelo
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-7469
Resumo: 
  • This essay discusses the theme of poetics in teaching activity, and discusses its possible ability to think about the ethical-formative sense and its possible political use to propose alternatives to the educational praxis that is restricted, in actuality, a pragmatic teaching. From the point of view of aesthetics of existence, therefore, we proposes a particular notion of poetic, fairly close to what can be understood by the dramatic that underlies the pragmatic of you last Foucault, as well as analyzes your chances to problematize the current pragmatic teaching. Thus, we look forward to assist the educator thinking both the possibility of ethics (self) transformation as the meaning of formation of another in his educational activity.
  • Este ensaio aborda a temática da poética na atividade docente e discute as suas possibilidades para se pensar o sentido ético-formativo e o seu eventual uso político para propor alternativas a uma práxis educativa que se restringe, na atualidade, a uma pragmática do ensino. Do ponto de vista da estética da existência, propõe, para tanto, uma particular noção de poética, bastante próxima ao que pode ser entendido pela dramática que subjaz à pragmática de si no último Foucault, assim como analisa suas possibilidades para que esta problematize a atual pragmática do ensino. Assim, vislumbra-se auxiliar o educador a pensar tanto a possibilidade ética de sua (auto)transformação quanto o sentido da formação do outro em sua atividade educativa.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
Espaço Pedagógico, v. 21, n. 1, p. 80-96, 2014.
Duração: 
80-96
Palavras-chaves: 
  • Ética e Educação
  • Poética no ensino
  • pragmática de si
  • Foucault
  • Lyotard
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.5335/rep.v21i1.3874
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114800
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.