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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115183
Título: 
O Jusnaturalismo e a Expressão do Sentimento no Teatro
Autor(es): 
Portich, Ana
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2236-2037
Resumo: 
No momento em que Grócio publica suas teorias sobre o direito natural, o teatro tematizava diversos assuntos abordados no Direito da guerra e da paz. Na Espanha, Lope de Vega defendia o tiranicídio em peças como Fuenteovejuna e Peribãnez ou O comendador de Ocanã, enquanto Grócio limitava o direito de resistência aos casos de ameaça de morte. Cervantes via na iniciativa de Lope de Vega uma perigosa concessão política ao vulgo, implicando a ocultação da técnica empregada por atores e dramaturgos, e a consequente exacerbação do apelo emocional do teatro. Grócio, por sua vez, demanda que o direito se expresse em linguagem racional, na medida em que a lei só se afirma como sanção coletiva – ao passo que o sentimento se encerra na interioridade.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
Revista Fevereiro, v. 4, p. 4-10, 2012.
Duração: 
4-10
Fonte: 
http://www.revistafevereiro.com/pag.php?r=04&t=00
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115183
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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