Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115190
Título: 
O ensino da açao de ler e suas contradiçoes
Autor(es): 
Arena, Dagoberto Buim
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-3757
Resumo: 
  • The article broaches the diffi culties found by the Brazilian school on teaching the act of reading to students in the beginning of their scholarship process. In order to analyze those diffi culties, one must start from the assumption that, historically, this teaching fi nds mostly basis on the emphasis on the fl uent pronounce without considering the reader’s intention to achieve meaning before the text, in social, historic and cultural situations. On this perspective, the school usually teaches students how to dominate some of the aspects of the linguistic system, for not comprehending that the act of reading is a cultural, plural, historical and social action, that uses this system. The article concludes that Latin America’s education has a path to run: the one to learn to teach the act of reading as a cultural practice, instead of simply understanding it as the domain of the linguistic system basis.
  • O artigo aborda as difi culdades encontradas pela escola brasileira para ensinar os alunos no início de seu processo de escolarização o ato de ler. Para analisar essas difi culdades, parte-se do pressuposto de que historicamente esse ensino apoia-se predominantemente na ênfase em pronúncia fl uente sem considerar a intenção do leitor de atribuir sentido diante do texto, em situações sociais, históricas e culturais. Nessa perspectiva, a escola costumeiramente ensina aos alunos como dominar alguns dos aspectos do sistema linguístico, por não compreender que o ato de ler é uma ação cultural, plural, histórica e social. O artigo conclui que a educação da América Latina tem um caminho a percorrer: o de aprender a ensinar o ato de ler como prática cultural, em vez de entendê-lo apenas como o domínio das bases do sistema linguístico.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Ensino em Re-vista, v. 17, n. 1, p. 237-247, 2010.
Duração: 
237-247
Palavras-chaves: 
leitura
Fonte: 
http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8193
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115190
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.