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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115242
Título: 
Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
Autor(es): 
Brocanelli, Cláudio Roberto
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1809-8207
Resumo: 
Por meio deste artigo pretendo oferecer e promover uma discussão iniciada por Immanuel Kant no século XVIII, a qual possibilita repensar nossa educação atual, atrelada à sociedade da informação. Pensar uma escola que oriente as pessoas em uma formação mais humana é de suma importância em nossos dias, especialmente uma formação dos próprios educadores que tenham condições de pensar sobre si e sua própria atuação. Nesse sentido, completando a proposta de Kant sobre a coragem de orientar-se por meio do próprio entendimento e de chegar à emancipação, Michel Foucault indica uma nova forma que não se alimenta somente de dados e que não se limita a descrever ou analisar a situação atual, mas que integra o ator no seu momento presente; a esta forma de pensar ele chamou de ontologia do presente, a qual neste texto recebe destaque.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Colloquium Humanarum, v. 8, suplemento especial, p. 668-675, 2011.
Duração: 
668-675
Palavras-chaves: 
  • Educação
  • Ensino de Filosofia
  • Filosofia da Educação
Fonte: 
http://www.unoeste.br/site/pos/enapi/2011/suplementos/documentos/Humanarum-PDF/CDEduca%C3%A7%C3%A3o.pdf
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115242
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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