Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115242
- Title:
- Immanuel Kant: contribuições ao filósofo e ao educador a partir de sua reflexão sobre o esclarecimento
- Brocanelli, Cláudio Roberto
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1809-8207
- Por meio deste artigo pretendo oferecer e promover uma discussão iniciada por Immanuel Kant no século XVIII, a qual possibilita repensar nossa educação atual, atrelada à sociedade da informação. Pensar uma escola que oriente as pessoas em uma formação mais humana é de suma importância em nossos dias, especialmente uma formação dos próprios educadores que tenham condições de pensar sobre si e sua própria atuação. Nesse sentido, completando a proposta de Kant sobre a coragem de orientar-se por meio do próprio entendimento e de chegar à emancipação, Michel Foucault indica uma nova forma que não se alimenta somente de dados e que não se limita a descrever ou analisar a situação atual, mas que integra o ator no seu momento presente; a esta forma de pensar ele chamou de ontologia do presente, a qual neste texto recebe destaque.
- 2011
- Colloquium Humanarum, v. 8, suplemento especial, p. 668-675, 2011.
- 668-675
- Educação
- Ensino de Filosofia
- Filosofia da Educação
- http://www.unoeste.br/site/pos/enapi/2011/suplementos/documentos/Humanarum-PDF/CDEduca%C3%A7%C3%A3o.pdf
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115242
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.