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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115382
Título: 
Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos: entre as normatizações da política educacional, o movimento teórico e as representações sociais dos profissionais da escola pública
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1809-4309
Financiador: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Resumo: 
  • This paper aims to analyse the social representations of professional education groups of two schools (a city school and a state one) about the policy of extending primary education to nine years. Some relationships between the individual and social nature of social representations were made clear, and the reasons why public schools have been carry on traditional pedagogical practices were investigated. The research consisted of interviews with the directors and coordinators of both schools. The conclusion was that these professionals attribute positive characteristics to the policy, but they do not know its origins or its bases; the text of the policy presents some progressive aspects, but the contradictions resulted from the government guidelines end up encouraging historically experienced practices, which makes it diffi cult to reorganise the school work environment.
  • O objetivo desse artigo é analisar as representações sociais de grupos de profi ssionais da educação de duas escolas (municipal e estadual) sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos. Buscou-se explicitar algumas inter-relações entre a natureza individual e social das representações sociais, e compreender alguns motivos pelos quais a escola pública vem reproduzindo as práticas pedagógicas tradicionais. A pesquisa envolveu entrevista com os diretores e coordenadores das duas unidades escolares. Concluiu-se que os profi ssionais entrevistados atribuem características positivas à política, entretanto não conhecem as raízes de sua constituição e as razões que a fundamentam; o texto da política apresenta aspectos progressistas, mas as contradições emanadas das diretrizes governamentais acabam por incentivar as práticas historicamente vivenciadas, difi cultando a reorganização do trabalho na escola.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Práxis Educativa, v. 6, p. 177-191, 2011.
Duração: 
177-191
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0002
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115382
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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