Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118485
Título: 
Utilização de 5S, Kanban e Layout para a melhoria do controle de estoque em um varejo de materiais para construção
Autor(es): 
Campanha, Suzi Cristina Silva
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
  • Many small businesses suffer from a lack of control of goods stored. This lack of control affects other areas of the company as purchase, that can’t buy material in an advanced and accurated way. It also affects services provided by the company, especially when it is a store because for sell something it is necessary to have the material in the right time. Futhermore, the business isn’t able to identify obsolete items in stock, theft and vandalism, loss or damage to materials. All of these disorders can be converted into financial losses that make much difference to a small business that needs to remain competitive in the market facing the giants while generating a profit that allows it to invest in their growth. Therefore, any unnecessary expense is exceedingly harmful and any savings already differentiates it from other companies of similar size. This study deals with the application of production engineering tools as 5S, kanban and layout in a building materials retail to tackle problems that prevent this company to have a stock organized and accurated. Finally, we recorded gains that the company reached with the implementation of part of the solution proposed
  • Muitas empresas de pequeno porte sofrem com a falta de controle das mercadorias que armazenam. Esta falta de controle atinge diversos setores da empresa dentre os quais está o setor de compras que fica impossibilitado de fazer o suprimento de maneira acurada e antecipada. Também prejudica os serviços prestados, especialmente no setor de varejo no qual a disponibilidade do material é essencial para que ocorra a venda. Além disso, a empresa fica impossibilitada de identificar itens obsoletos no estoque, furto, depredação, perdas e danificação dos materiais. Todas estas disfunções podem ser convertidas em perdas financeiras que fazem muita diferença para uma empresa de pequeno porte que precisa se manter competitiva no mercado frente às gigantes do setor e gerar lucro que a permita investir no seu crescimento. Sendo assim, qualquer gasto desnecessário é em extremo prejudicial e qualquer economia já a diferencia das demais empresas do mesmo porte. Este trabalho trata da aplicação de ferramentas da engenharia de produção como 5S, layout e kanban em um varejo de materiais para construção para que sejam combatidos os problemas que impedem uma gestão de estoque organizada e com acuracidade. Por fim, foram contabilizados os ganhos que a empresa atingiu com a implantação de parte da solução proposta
Data de publicação: 
2012
Citação: 
CAMPANHA, Suzi Cristina Silva. Utilização de 5S, Kanban e Layout para a melhoria do controle de estoque em um varejo de materiais para construção. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Engenharia de Produção Mecânica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Controle de estoque
  • Layout
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/118485
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.