You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119039
Title: 
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
Author(s): 
Ferreira, Érica Arruda
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • This study aimed to review the publications in the area of Education Physics that has contributed to Scientific Literacy and STS - Science , Technology and Society , with students of elementary school in Basic Education , looking for understand the importance of an education that aims the formation of critical citizens, in opposition to passive recipients of technological influences of a modern society , but which are able to understand and reflect the importance and influence of science and technology in political, social and environmental to society . In this context , the Physics, is one of the areas of natural sciences with direct implications in daily life , we believe in the importance of introducing physical concepts in science education since the early years of basic education , either as a approach playful , experiment, study of books , magazines , papers , etc. . , so that the knowledge about physics can be built through experience and the analysis of daily phenomena, instead of only being addressed in the last three years of teaching average basic education
  • Este estudo teve como objetivo, revisar as publicações na área do Ensino de Física que tem contribuído para a Alfabetização Científica e do CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, junto aos alunos de ensino fundamental I da Educação Básica, buscando compreender a importância de um ensino que almeje a formação crítica e cidadã, de modo que os mesmos não sejam receptores passivos das influências tecnológicas de uma sociedade moderna, mas que tenham condições de compreender e refletir a importância e as influências das ciências e das tecnologias nas questões políticas, sociais e ambientais perante a sociedade. Neste contexto, por ser a Física, uma das áreas de estudo das ciências naturais com implicações diretas no cotidiano das pessoas, acreditamos na importância de introduzir conceitos físicos, no ensino de ciência, logo nos primeiros anos da educação básica, seja ela, como uma abordagem “lúdica”, experimental, análises de livros, revistas, artigos científicos, etc., de modo que o conhecimento da Física possa ser construído por meio da vivência e da análise cotidiana, ao invés de apenas ser abordada nos últimos 3 anos do ensino médio da educação básica
Issue Date: 
2013
Citation: 
FERREIRA, Érica Arruda. Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
Time Duration: 
57 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Física - Estudo e ensino
  • Pesquisa bibliografica - 2008-2013
  • Alfabetização
  • Ensino fundamental
  • Física (Ensino fundamental)
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119039
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.