Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119040
- Title:
- A influência da mídia no conceito de corpo
- Ferreira, Ernane Luis Zorzo
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Esta monografia teve como objetivo demonstrar as diferentes concepções culturais do corpo ao longo de diferentes épocas e como os padrões sociais estabelecidos influenciam diretamente a maneira de visualizar esse corpo. Os meios de comunicação do século XX se desenvolveram de maneira vertiginosa, ficando mais acessíveis a população e aumentando a influência sobre esta. A geração fitness do início da década de 1980, que tinha como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos para a população, acabou sendo amplamente divulgada pela mídia e exercendo grande influencia na sociedade. O padrão de corpo, bastante divulgado na sociedade atual, consiste em mulheres jovens, magras, e com o corpo bem delineado e homens fortes e musculosos. O corpo ficou banalizado. A mídia impõem o corpo ideal para toda a sociedade utilizando de inúmeras propagandas, com pessoas famosas e bem sucedidas relacionando muitas vezes o sucesso delas com o seu corpo. Várias pessoas acabam utilizando métodos nada saudáveis para a obtenção desse corpo ideal. Porém, isso pode causar inúmeras complicações de saúde e em alguns casos, a morte. O corpo perfeito, que deveria significar saúde, está virando sinônimo de doença e obsessão.
- 2008
- FERREIRA, Ernane Luis Zorzo. A influência da mídia no conceito de corpo. 2008. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
- 27 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Esportes - Aspectos psicológicos
- Imagem corporal
- Anorexia
- Corpo - influência da Mídia
- Vigorexia
- Corpo feminino
- Corpo masculino
- Cultura do fitness
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119040
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.