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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/11924
Title: 
Compreendendo a lacuna entre a prática e a evolução técnico-científica do banho no leito
Other Titles: 
  • Comprendiendo la laguna entre la práctica y la evolución técnico-científica del baño en la cama
  • Understanding the gap between practice and the technical-scientific evolution of the bed-bath
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-1169
Abstract: 
  • Trata-se de estudo qualitativo, realizado com pacientes acamados, visando compreender a experiência da pessoa dependente da enfermagem para o banho no leito e desenvolver um modelo teórico representativo dessa experiência. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory. Dos resultados emergiu o fenômeno - aprendendo a avaliar a vida e a enfermagem, ao tornar-se dependente de seus cuidados para o banho no leito. Isso possibilitou identificar a categoria central - propondo um modelo assistencial de enfermagem para o banho no leito, na perspectiva do processo avaliativo do paciente, que contrapõe a evolução técnico-científica relativa ao procedimento.
  • Se trata de un estudio cualitativo, realizado con los pacientes postrados, que procura comprender la experiencia de la persona dependiente de la enfermería para el baño en la cama, y desarrollar un modelo teórico que represente esa experiencia. Fue utilizado como referencial teórico el Interaccionismo Simbólico y como referencial metodológica la Grounded Theory. de los resultados ha emergido el fenómeno - aprendiendo a evaluar la vida y la enfermería al volverse dependiente de sus cuidados para el baño en la cama. A partir de ahí, fue posible identificar la categoría central - proponiendo un modelo asistencial de enfermería para el baño en la cama, desde la perspectiva del proceso evaluativo del paciente, que contrapone la evolución técnico-científica relativa al procedimiento.
  • The objectives of this qualitative study were to understand the experience of the nursing dependent person for the bed-bath and develop a theoretical model of this experience. The Symbolic Interactionism perspective and Grounded Theory methodology were used to develop the study. Observation and interview were the strategies used for data collection. Based on data analysis, a phenomenon was identified: learning to assess life and nursing when the patient becomes dependent on nursing care for the bed-bath. The theoretical model shows the meaning of the patient experience in the bed-bath, integrated by the core category - proposing a nursing model for the bed-bath according to the patient assessment process, as opposed to the technical-scientific evolution of this procedure.
Issue Date: 
1-Apr-2006
Citation: 
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 14, n. 2, p. 233-242, 2006.
Time Duration: 
233-242
Publisher: 
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto
Keywords: 
  • cuidados de enfermagem
  • repouso em cama
  • pacientes
  • atención de enfermería
  • reposo en cama
  • pacientes
  • nursing care
  • bed rest
  • patients
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200013
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/11924
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/11924
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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