Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119407
Título: 
Caracterização da fauna de vertebrados ao longo da Bacia do Ribeirão Tanquinho – Botucatu/SP
Autor(es): 
Heiras, Bárbara de Mendonça
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
O Ribeirão Tanquinho, localizado no município de Botucatu, é totalmente inserido no perímetro urbano, da nascente a foz percorre 2.500 metros em área residencial, atravessando 12 quarteirões. A partir de 1998 ficou livre do esgoto e no ano de 2001 os quatro primeiros quarteirões da bacia foram alvo de um projeto de Recuperação Hídrico Florestal promovido pela ONG S.O.S. Cuesta de Botucatu, com o plantio de cerca de 5.400 mudas de árvores nativas visando à recuperação da área intensamente degradada. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a fauna (anfíbios, aves, répteis, peixes e mamíferos) do ribeirão Tanquinho, e gerar resultados que sirva de subsídios para ações ambientais no local, práticas de educação ambiental e também colaborar para o aumento do conhecimento acerca da fauna de Botucatu. Os trabalhos de caracterização de fauna foram realizados durante o período de fevereiro a outubro de 2008. Foram realizadas coletas no local e entrevistas com moradores ribeirinhos, a identificação dos animais foi realizada em campo, com exceção de alguns espécimes de peixes que foram retirados do local e identificados em laboratório. Para as coletas de um modo geral foi utilizada a observação direta com registro fotográfico dos animais, observação indireta através de vocalizações e procura por vestígios. Das 156 pessoas entrevistadas, 132 afirmaram ter visto algum vertebrado no local, no total foram registradas 03 espécies para o grupo peixes, 05 espécies de anfíbios, 06 espécies de répteis, 46 de aves e 07 de mamíferos (02 terrestres e 05 voadores)
Data de publicação: 
2008
Citação: 
HEIRAS, Bárbara de Mendonça. Caracterização da fauna de vertebrados ao longo da Bacia do Ribeirão Tanquinho – Botucatu/SP. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Bacias hidrográficas – Botucatu (SP)
  • Recuperação ambiental
  • Animais
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119407
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.