You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119494
Title: 
Relações de autoridade no âmbito da família de adolescentes: as falas dos alunos
Author(s): 
Jutkoski, Marina
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Este estudo tem por interesse caracterizar as práticas e os discursos que envolvem a adolescência, especificamente no que se refere ao processo de adultização e infantilização dos adolescentes na sociedade atual. Para tanto, esse estudo tem por objetivo investigar as formas de imposição de autoridade na família de adolescentes e os possíveis reflexos dessas relações na educação escolar. O pressuposto deste estudo é que as relações familiares estão se modificando, o que tem implicações na forma como a autoridade é imposta no âmbito familiar. Para tanto serão feitas entrevistas semi-estruturadas com adolescentes matriculados em uma sala de sétima série do ensino fundamental e uma sala de segunda série do ensino médio. Buscaremos a partir das entrevistas caracterizar as formas de imposição de autoridade paternas no cotidiano dos adolescentes e as concepções de adolescência e autoridade dos entrevistados relacionando-as aos processos de adultização e/ou infantilização dos adolescentes na sociedade atual.
Issue Date: 
2009
Citation: 
JUTKOSKI, Marina. Relações de autoridade no âmbito da família de adolescentes: as falas dos alunos. 2009. 102 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
Time Duration: 
102 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Família
  • Adolescente
  • Escola
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119494
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.