You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119733
Title: 
A influência das características morfométricas e de uso da terra na morfodinâmica: um estudo da alta bacia do Rio Itanhaém - Baixada Santista/SP
Author(s): 
Machado, Ana Cecília Pereira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
Diante do desenfreado uso da terra, gerando impactos muitas vezes irreversíveis, o planejamento ambiental insere-se como uma ferramenta atualmente necessária. Visto que é sob o relevo que se consolidam as atividades antrópicas, a cartografia do relevo surge como um importante instrumento, indicando setores cujas características naturais impõem limites ao uso da terra. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as características geomorfológicas da alta bacia do Rio Itanhaém, com ênfase à questão morfográfica e morfométrica do relevo, avaliando também as modificações impostas a este em decorrência do uso da terra, contribuindo, portanto, com a gestão ambiental desta área. Para tanto, foram elaborados documentos cartográficos capazes de evidenciar as características do relevo que impõem limites ao uso antrópico, a saber: as cartas morfométricas (carta de declividade, carta de dissecação vertical, carta de dissecação horizontal e carta de energia do relevo), que são documentos que evidenciam a suscetibilidade potencial do relevo sob a influência da ação das águas e gravitacional; a carta geomorfológica (cenário de 1962), que possibilita a espacialização das formas do relevo, contribuindo para a análise da morfodinâmica; e as cartas de uso da terra (cenário de 1962 e 2000), que, em conjunto com os documentos já especificados, possibilitam a análise da influência da atuação antrópica sob o sistema relevo. De maneira geral, pôde-se detectar problemas na morfodinâmica da área de estudo, evidenciados pela presença de feições denudacionais localizadas, tais como sulcos erosivos, voçorocas, ravina e cicatrizes de escorregamentos, os quais vinculam-se ao potencial natural que o relevo da área de estudo possui ao desencadeamento de processos morfogenéticos; à dinamização de processos naturais pela atuação antrópica... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Issue Date: 
2011
Citation: 
MACHADO, Ana Cecília Pereira. A influência das características morfométricas e de uso da terra na morfodinâmica: um estudo da alta bacia do Rio Itanhaém - Baixada Santista/SP. 2011. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
Time Duration: 
88 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Política ambiental
  • Geomorfologia
  • Cartografia
  • Geomorfologia - Mapas Mapas
  • Solo - Uso
  • Itanhaém, Rio, Bacia (SP)
  • Environmental policy
  • Geomorphology
  • Cartography
  • Geomorphology - Maps
  • Land use
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119733
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.