Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/119860
Título: 
Avaliação da adição da Lactobacillus acidophilus CRL 1014 e Enterococcus faecium CRL 183 sobre a microbiota intestinal em Simulador do Ecossistema Microbiano Humano (SEMH)
Autor(es): 
Martins, Daniel Oliveira
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
Os micro-organismos probióticos são utilizados em vários produtos alimentícios ou em suplementos alimentares. Simuladores intestinais representam uma opção de realização de estudos com a microbiota intestinal. O simulador do ecossistema microbiano humano (SEMH) consiste em uma sucessão de cinco reatores conectados que representam as diferentes partes do trato gastrointestinal humano com seus respectivos valores de pH, tempo de residência e capacidade volumétrica. O SEMH foi utilizado para estudar o efeito do Enterococcus faecium CRL 183 e do Lactobacillus acidophilus CRL 1014 sobre a microbiota intestinal nativa. Inicialmente, o inóculo preparado com fezes humanas foi introduzido nos três reatores, responsáveis por simular o cólon ascendente, transverso e descendente. Após duas semanas de estabilização foi adicionado, diariamente, durante quatro semanas, E. faecium CRL 183 e L. acidophilus CRL 1014 contendo 108 UFC/mL nos três compartimentos que simulam o cólon ascendente, transverso e descendente. Após as quatro semanas de tratamento o sistema permaneceu durante duas semanas sem adição de probióticos. Durante todo o experimento, foi realizado semanalmente a composição da microbiota intestinal baseada na enumeração de bactérias aeróbias e anaeróbias totais, Enterococcus spp., Lactobacillus spp., Bifidobacterium spp., Enterobactérias e Clostridium spp. Semanalmente, também, foram realizadas análises de ácidos graxos de cadeia curta (acetato, butirato e propionato) e amônia. Através da análise microbiológica observou-se alterações significativas na composição da microbiota do SEMH no decorrer do período do experimento. Alterações significativas também foram observadas na concentração de amônia e de AGCC, podendo assim observar a influência da inoculação de probióticos na microbiota nativa e os metabólitos produzidos por ela
Data de publicação: 
2012
Citação: 
MARTINS, Daniel Oliveira. Avaliação da adição da Lactobacillus acidophilus CRL 1014 e Enterococcus faecium CRL 183 sobre a microbiota intestinal em Simulador do Ecossistema Microbiano Humano (SEMH). 2012. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2012.
Duração: 
36 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Lactobacillus acidophilus
  • Enterococcus
  • Microorganismos
  • Probióticos
  • Amonia
  • Acidos graxos
  • Intestinos
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/119860
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.