Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120259
Título: 
Educação ambiental e valores em um programa de formação docente: sentidos construídos a partir das práticas pedagógicas
Autor(es): 
Oliveira, Dayene Talita Delgado de
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
Diante do processo de degradação do meio ambiente e da crise social que permeia a relação sociedade-natureza fragmentada, hierarquizada, consideramos a Educação Ambiental (EA) como potente instrumento de contraposição e intervenção aos atuais paradigmas de nossa sociedade. Frente a este contexto acreditamos que o processo educativo deve trazer articulado para as práticas educativas as dimensões dos conhecimentos relacionados à sociedade e natureza, aos valores éticos, estéticos e participação política. Reconhecendo a ligação entre essas três dimensões, focalizaremos para esse estudo, entretanto, a dimensão valorativa, necessária ao se propor a construção e reconstrução de novos valores desejáveis no âmbito socioambiental. Dessa forma, percorremos em nossa investigação espaços compartilhados por dezesseis professores das séries finais do ensino fundamental da rede pública do estado de São Paulo, que se envolveram em um programa de formação docente junto ao projeto de extensão Educação Ambiental e o Trabalho com Valores realizado em 2010. Nesse caminho, procuramos investigar a partir dos diálogos empreendidos entre esses professores, o processo da construção da prática docente junto à dimensão valorativa da temática ambiental. Buscamos apontar as possibilidades e os possíveis desafios que se estabeleceram no momento da elaboração do plano de ensino que deveria ser posteriormente desenvolvido na rede básica do estado de São Paulo. Os possíveis espaços de contestação que implicaram na contraposição do modelo dominante e que puderam se fortalecer mediante essa experiência formativa durante o projeto de extensão, bem como as possibilidades e limites oferecidos pela escola para sua realização foram alvo de nossa pesquisa. Para tanto, a investigação se desenvolveu com base na abordagem de pesquisa qualitativa, sob uma perspectiva bakhtiniana
Data de publicação: 
2013
Citação: 
OLIVEIRA, Dayene Talita Delgado de. Educação ambiental e valores em um programa de formação docente: sentidos construídos a partir das práticas pedagógicas. 2013. 107 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
Duração: 
107 f.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação ambiental
  • Pratica de ensino
  • Professores - Formação
  • Pesquisa qualitativa
  • Valores
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120259
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.