Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/120566
- Title:
- Elaboração de cartilha para orientação de professores sobre o aluno com fissura labiopalatina
- Picelli, Mariana de Oliveira
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Esta pesquisa buscou investigar estudos voltados à imagem corporal e relacioná-los a crianças com fissura lábiopalatina a fim de elaborar um material pedagógico que sirva de recurso para o professor do nível básico, na compreensão, na integração escolar e na aprendizagem de crianças com tal deformidade. A pesquisa realizada é de natureza Qualitativa, do tipo exploratória. Através da revisão da literatura constatamos que a imagem que a criança tem de si é muito importante para seu desenvolvimento; as crianças portadoras de fissura lábiopalatina necessitam do olhar atento dos educadores em relação a sua imagem corporal, pois isso pode influenciar na sua vida escolar e no seu desenvolvimento. Para isto, problematiza-se a imagem corporal como influência nas relações, cognitivas e pessoais, de crianças na escola, principalmente as nascidas com essa malformação. A cartilha foi construída contendo temas como: O que é a fissura lábiopalatina, Etiologia, Tratamento, Prevalência, Problemas decorrentes, A Imagem Corporal dessas crianças, o significado do ambiente escolar e o professor para elas, aspectos cognitivos que as envolvem, Locais de Tratamento da fissura, entre outros.
- 2010
- PICELLI, Mariana de Oliveira. Elaboração de cartilha para orientação de professores sobre o aluno com fissura labiopalatina. 2010. v, 36 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
- v, 36 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Orientação educacional
- Imagem corporal
- Professores - Expectativa (Psicologia)
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120566
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.