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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121628
- Title:
- Utilização de técnicas de planejamento de experimentos na análise de viabilidade de alterações no processo de pintura de grades Antracite em uma indústria automotiva
- Trombini, Amanda
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- The search for better performance and competitive advantage in the current market scenario has made organizations keep their focus on quality planning and the use of effective techniques aimed at continuous improvement and optimization of processes and resources. The situation is not different for the painting process in the automotive industry, which has a significant amount of variables and influential external factors. This work, developed at General Motors in São José dos Campos, aims to analyze the feasibility of changing the painting process of the pickup S10 railings in the Antracite color located in the main line to the another line located in a Painting Repair Booth at the plant and, therefore, to study the possibility about reducing the window of cure for Antracite’s enamel by using Design of Experiments’ techniques. Applying this method is possible to find the best arrangement among studied factors of Painting Repair Booth that are, in this case, the Temperature, in Celsius degrees, and Skid’s Steps, in seconds, and it’s also possible to get their behavior according to quality requirements specified by GM rules for the Brightness and Paint Adhesion on the part. As a result, it can conclude that is possible to paint the S10 Antracite railings in the painting process’ line of Painting Repair Booth, and with the new configuration obtained by the Design of Experiments for the process variables, there are significant gains related to the parts’ quality, costs reduction and the optimization of production capacity, much in the main line as in the line of the Painting Repair Booth
- A busca por melhores desempenhos e vantagem competitiva no atual cenário de mercado tem feito com que as organizações se preocupem cada vez mais com o planejamento da qualidade e com a utilização de técnicas eficazes voltadas para melhoria contínua e otimização de processos e recursos. A situação não é diferente para o processo de pintura na indústria do setor automotivo, o qual possui uma quantidade significativa de variáveis e fatores externos influentes. Este trabalho, realizado na General Motors de São José dos Campos, visa analisar a viabilidade de mudança do processo de pintura de grades da picape S10 de cor Antracite localizado em uma linha principal para outra linha de pintura situada na Cabine de Reparos da fábrica e, com isso, estudar a possibilidade de redução da janela de cura para o esmalte Antracite por meio de técnicas de Planejamento de Experimentos. Com a aplicação deste método foi possível obter o melhor arranjo entre os fatores estudados para a Cabine de Reparos, que no caso são, a Temperatura, em graus Celsius e, o Passo do Skid, em segundos, além de obter o comportamento desses fatores em função de requisitos de qualidade exigidos pelas normas de especificação da GM para o Brilho e Aderência da tinta na peça. Como resultados, pode-se concluir que é possível realizar a pintura das grades S10 Antracite na linha da Cabine de Reparos, além de que, com a nova configuração obtida pelo Planejamento de Experimentos para as variáveis do processo, têm-se ganhos significativos relativos à qualidade das peças, redução de custos e otimização da capacidade de produção, tanto na linha principal como na linha da Cabine de Reparos
- 2011
- TROMBINI, Amanda. Utilização de técnicas de planejamento de experimentos na análise de viabilidade de alterações no processo de pintura de grades Antracite em uma indústria automotiva. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia de Produção Mecânica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Automóveis – Pintura
- Planejamento experimental
- Gestão da qualidade total
- Taguchi Method
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121628
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