Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/121636
Título: 
Compostos bioativos em pimentas: diferença entre variedades e efeito do cozimento
Autor(es): 
Ueda, Mariana Takayama
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
Atualmente, os compostos bioativos presentes em alimentos in natura vem sendo amplamente estudados, já que cada vez mais fica comprovado sua importância para saúde do homem devido suas funções e ações biológicas. Hoje já associa-se a ingestão de frutas e vegetais e a diminuição do risco de diversas doenças, tais como câncer, inflamações, doenças cardiovasculares, degeneração macular e outras, sendo os carotenóides e compostos fenólicos alguns dos grupos de compostos bioativos aos quais são atribuídas tais ações.1As pimentas têm significativa importância nesse cenário, uma vez que desde a época do Brasil colônia, até hoje, são muito utilizadas na culinária, nas crenças, na medicina e inclusive com arma de defesa. Os compostos presentes na pimenta são utilizados como remédios para artrites (pomadas a base de capsaicina), dores musculares (emplastro ‘Sabiá’), má digestão, dor de cabeça e gastrite. O presente estudo teve como objetivo quantificar os teores de ácido ascórbico, acidez, flavonóides totais, fenólicos totais, carotenóides totais e atividade antioxidante de duas variedades mais comuns da espécie C. Baccatum: pimenta “Dedo-de-Moça” e pimenta “Cambuci”. Além disso, fez-se um estudo para analisar o efeito do cozimento versus compostos bioativos, a fim de avaliar possíveis perdas de atividade devido ao processamento das amostras. Em todos os ensaios, a pimenta Dedo-de-Moça apresentou valores maiores de todos os compostos bioativos, quando comparados aos da pimenta Cambuci. Após o cozimento em água fervente, a maioria dos compostos sofreu redução, exceto nos testes de quantificação de Flavonóides e Carotenóides, os quais demonstraram aumento na concentração após o processamento.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
UEDA, Mariana Takayama. Compostos bioativos em pimentas: diferença entre variedades e efeito do cozimento. 2013. 31 f. , 2013.
Duração: 
31 f
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Pimenta
  • Compostos bioativos
  • Pimenta - Compostos bioativos
  • Alimentos
  • Vitamina C
  • Flavonoides
  • Carotenoides
  • Food
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/121636
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.