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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124073
Title: 
Deficiencialismo: a invenção da deficiência pela normalidade
Author(s): 
Souza, Renato Marcone José de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • This thesis is divided into four parts. The first part consists of theorizing about the research question, inspired by readings of postcolonial theories, anti-colonial and literature review within the search area, Mathematics Education, Difference and Inclusion, culminating in the creation of a concept that will be used to analyze the data produced for this research. This concept, deficiencialism, appears in its embryonic form in this thesis, as it is still fragile, since it was not widely presented to the community and criticized in order to strengthen it. The second part of the thesis consists of three papers, one theoretical and two empirical. The theoretical article was written along with the supervisor of this research, which started a discussion on the concept of inclusion-exclusion, understanding that this is not fixed, rather is defined depending on the context. This discussion has contributed much to the development of the first part of the thesis. Then the empirical papers will use the first part of the thesis and this theoretical paper in their analysis. The third part deals with meta-search topics, ie they are answers to questions about an area of research. Two texts are in dialogue format with researchers Renato talked about this research and its relation to research and researchers who talk about social justice. The fourth part consists of final thoughts on the work, and a sketch of the notion of anti-deficiencialism and post-deficiencialism, naturally derived from the theory of the first concept also inspired by the post-colonial theories. Bring even in this part, the methodological research route in more detail
  • Esta tese está dividida em quatro partes. A primeira parte consiste na teorização em torno da pergunta de pesquisa, inspirada em leituras de teorias pós-coloniais, anti-coloniais e em revisão de literatura dentro da área de pesquisa, Educação Matemática, Diferença e Inclusão, culminando na criação de um conceito que será utilizado na análise dos dados produzidos para a realização desta pesquisa. Tal conceito, deficiencialismo, aparece em sua forma embrionária nesta tese, ou seja, ainda é frágil, visto que não foi amplamente apresentado para a comunidade e criticado com o intuito de fortalecê-lo. Já a segunda parte da tese é composta por artigos, um teórico e dois empíricos. O artigo teórico foi escrito juntamente com o orientador desta pesquisa, onde iniciamos uma discussão sobre o conceito de inclusãoexclusão, entendendo que este não é fixo, não é definido e sim contextualizado. Tal discussão contribuiu muito para o desenvolvimento da primeira parte da tese, a teorização. Em seguida, os artigos empíricos irão se utilizar da primeira parte da tese e deste artigo teórico em suas análises. A terceira parte trata de temas de meta-pesquisa, ou seja, são respostas a questionamentos sobre uma área de pesquisa. São dois textos, no formato de diálogo com pesquisadores com os quais conversei sobre esta pesquisa e suas relações com trabalhos e pesquisadores que falam sobre justiça social. A quarta parte consiste em considerações finais sobre o trabalho e um esboço das noções de anti-deficiencialismo e pós deficiencialismo, naturalmente derivadas da teorização do primeiro conceito, também inspiradas nas teorias pós-coloniais. Trago ainda, nesta parte, o percurso metodológico da pesquisa com mais detalhes
Issue Date: 
16-Jan-2015
Citation: 
SOUZA, Renato Marcone José de. Deficiencialismo: a invenção da deficiência pela normalidade. 2015. 170 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.
Time Duration: 
170 p.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Mathematics - Study and teaching
  • Distúrbios da visão
  • Pós-colonialismo
  • Matemática - Estudo e ensino
  • Deficientes visuais
  • Inclusão na educação
  • Educação inclusiva
  • Justiça social
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124073
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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