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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124712
Título: 
Das formas de ensinar e conhecer o mundo: lições de coisas e método de ensino intuitivo na imprensa periódica educacional do século XIX
Título alternativo: 
Ways of teaching and learning the world: objective method in pedagogical journal in the 19th century
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
ISSN: 
0102-7735
Resumo: 
  • This article analyses A Eschola Publica, an educational journal that circulated in São Paulo state between 1893-1894 and 1896-1897, whose editors, allied with the diffusion of republican ideas, helped the consolidation of objective method as a pedagogical efficient modern tool. It was possible gathering some sources that shows the acceptance of that method and the difficulties for its dissemination in the classroom, mainly those refers to teacher’s formation. Taking as referential bibliographical resources about schooling culture it was possible verifying that circulating in complementary parallel way to textbooks, the articles by A Eschola Publica endorse the innovative purposes and show barriers imposing on educational context. This journal produced a place for discussions and debates that contributed for controlling and producing symbolic resources
  • O presente artigo analisa A Eschola Publica, periódico educacional que circulou no estado de São Paulo em 1893-1894 e 1896-1897, cujos editores, aliados à propagação do ideário republicano no campo educacional, auxiliaram para consolidar o método de ensino intuitivo como instrumento pedagógico eficaz e modernizador. Identifica-se o consenso em torno da pertinência do referido método, bem como as dificuldades que se apresentaram para sua disseminação em sala de aula, principalmente aquelas sobre a preparação dos professores. Tendo como aporte teórico a bibliografia sobre cultura escolar pode-se afirmar que, circulando de modo complementar e paralelo aos manuais didáticos, os artigos d’A Eschola Publica reiteraram as pretensões inovadoras e evidenciaram os limites impostos pela conjuntura educacional, conformando um lugar para discussões que contribuiu para o controle do capital simbólico ali produzido.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Revista Educação em Questão, v. 39, n. 25, p. 163-187, 2010.
Duração: 
163-187
Palavras-chaves: 
  • Objective method
  • Educational journal
  • Republican education in São Paulo State
  • Método de ensino intuitivo
  • Imprensa periódica educacional
  • Educação Republicana no Estado de São Paulo
Fonte: 
http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/colecaocompleta.html
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso restrito
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124712
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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