Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124962
Título: 
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas
Título alternativo: 
Pedagogical practices and development of nondaily concepts at pre-school child
Autor(es): 
Barbosa, Eliza Maria
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1809-0249
Resumo: 
  • This article discusses non-daily concept formation in children talking about contributions from historical-cultural theory, highlighting school learning and teaching mediation as effective instruments on the development of these concepts. The goal is to reaffirm the understanding that it is by teaching activity that children acquire cultural concepts that are necessary to their humanization process. It also discusses the opposition established between psychogenic understanding on the formation of non-spontaneous concepts and the perspective in this historical-cultural theory, lines of development of daily concepts and not daily ones, and finally highlights the assumption that school educative practices are universal and necessary forms for this development.
  • O artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
Práxis Educacional, v. 8, p. 97-114, 2012.
Duração: 
97-114
Palavras-chaves: 
  • School learning
  • Non-daily concepts
  • Historical and Cultural Theory
  • Aprendizagem escolar
  • Conceitos não-cotidianos
  • Teoria Histórico-Cultural
Fonte: 
http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/737
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124962
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.