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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125165
Title: 
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade do Minho (UMinho)
ISSN: 
0103-6831
Abstract: 
  • Understanding and assessing the extent of psychological mechanisms that operate in actions of specific violence acts such as bullying can contribute to the discussion of educational interventions that promote moral education as desired by educational institutions. The current research aimed toD correlateD this form of violence called bullying to representations of the self and even to the ways in which the subjects self-regulate themselves in hypothetical situations which pose the problem, thus identifying their moral commitments or non-commitments. The procedures followed to check the presence of these correlationsDindicate that subjects whose self-representations are individualistic are less morally committed and more likely to be perpetrators in bullying situations. This shows that more than a social problem, the issues of coexistence should be treated from a moral perspective.
  • Comprender y evaluar las dimensiones que toman los mecanismos psicológicos actuantes en acciones de violencia específica como el bullying puede contribuir a una discusión sobre intervenciones educativas que promuevan la formación moral deseada por las instituciones de enseñanza. La investigación actual tuvo como objetivo relacionar tal forma de violencia llamada bullying con las representaciones de sí y, también, con las formas por las cuales los sujetos se autorregulan en situaciones hipotéticas que presenten el problema, constatando así su compromiso o falta de compromiso moral. Los procedimientos realizados para verificar la presencia de dichas relaciones señalan que los sujetos cuyas representaciones de sí son individualistas también se muestran menos comprometidos moralmente y más propensos a ser autores de situaciones de bullying, lo que revela que más que un problema social, las cuestiones de convivencia deben ser tratadas desde un punto de vista moral.
  • Compreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral.
Issue Date: 
2013
Citation: 
Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 56, p. 106-137, 2013.
Time Duration: 
106-137
Keywords: 
  • Bullying
  • Moral issues
  • Ethics
  • Violence in school
  • Bullying
  • Cuestiones morales
  • Ética
  • Violencia en la escuela
  • Bullying
  • Questões morais
  • Ética
  • Violência na escola
Source: 
http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v24n56/v24n56a06.pdf
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125165
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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