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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125175
Título: 
Considerações sobre sessões de Teletandem como gênero discursivo: breve estudo e exemplificação
Autor(es): 
Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2238-5614
Resumo: 
  • The reflex of social and cultural changes in discursive practices can indicate that language has a fundamental role in transforming the society and attempts of defining the directions of changes must include new forms of language practices. One of these forms concerns to computer media in teaching-learning process, showing how technology and culture interact in a significant way to interfere in language uses. In this context, it has been developed in UNESP/Assis linked to the Center for Language and Teacher Development the project Teletandem Brasil: Foreign Languages for All as a new practice of language teachinglearning through technological resources. The present paper aims to present a description of the teletandem sessions as a discursive gender according to the Bakhtin’s gender theory. The data was collected during the second semester of 2010, in sessions of interaction with an American university. The considerations are directed by the following questions: (a) how are the statements of a session discursively organized; (b) what kind of relationship the partners have with their mother language when they teach it as a foreign language, in this context. The analysis allowed us to conclude that: (a) the sessions can characterize a hybrid and secondary gender in this specific area of human activity, even the partners still find difficulties in this gender domain; (b) the teletandem sessions constitute an important instrument for the critical language awareness between the partners.
  • O reflexo das mudanças sociais e culturais nas práticas discursivas podem ser indicações de que a linguagem tem um papel fundamental na transformação da sociedade e tentativas de definir a direção das mudanças precisam incluir novas formas de práticas de linguagem. Uma dessas formas diz respeito à mediação do computador no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando como tecnologia e cultura interagem de modo significativo para interferir nos usos linguísticos. Nesse contexto, está sendo desenvolvido, na UNESP de Assis, vinculado ao Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, o projeto Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos como uma nova prática de ensinoaprendizagem de línguas por meio de recursos tecnológicos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a descrição das sessões de teletandem como um gênero discursivo, conforme a teoria dos gêneros do discurso bakhtiniana. Os dados foram coletados durante o segundo semestre de 2010, em sessões de interação com uma universidade americana. As considerações são norteadas pelas seguintes perguntas: (a) como se organizam discursivamente os enunciados de uma sessão; (b) que relação os participantes estabelecem com sua língua materna ao ensiná-la como língua estrangeira, neste contexto. As análises permitem concluir que: (a) as sessões podem caracterizar um gênero híbrido e secundário dentro dessa esfera específica de atividade humana, embora os interagentes ainda se deparem com dificuldades de domínio desse gênero; (b) as interações por meio de sessões de teletandem constituem um importante mecanismo para a conscientização crítica da linguagem entre os seus participantes.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
Anais Eletrônicos do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, v. 9, p. 1-18, 2012.
Duração: 
1-18
Palavras-chaves: 
  • Language teaching-learning
  • Teletandem
  • Discursive genders
  • Ensino-aprendizagem de línguas
  • Teletandem
  • Gêneros discursivos
Fonte: 
http://www.alab.org.br/images/stories/alab/CBLA/ANAIS/temas/13_05.pdf
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125175
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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