Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125413
Título: 
O regime de metas de inflação no Brasil: uma análise empírica do IPCA
Título alternativo: 
Inflation targeting in Brazil: an empirical analysis of IPCA
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
ISSN: 
1415-9848
Resumo: 
  • Inflation targeting regime is a monetary policy adopted by several countries in the 1990s, Brazil being among them, which adopted it in 1999 after a currency crisis. With a theoretical framework inspired by the new-classical theory, this regime is adopted by countries attempting to achieve price stability and it brings the prior announcement of a numerical target for inflation as a key feature. The present work aims at discussing the use of IPCA (Consumer Price Index) as a measuring index for Brazil's inflation after briefly explain the theoretical basis of the IT regime.
  • O regime monetário de metas de inflação é um padrão de conduta da política monetária que passou a ser utilizado por vários países a partir da década de 1990, dentre eles o Brasil, que adotou este modelo em 1999, após uma crise cambial. Com seu arcabouço teórico pautado nas premissas da teoria novo-clássica e tendo como principal característica o anúncio prévio de uma meta numérica para a inflação, este regime passou a ser adotado por países que buscavam alcançar a estabilidade de seus preços. O presente trabalho irá brevemente expor a base teórica e as características do referido regime. Porém, o foco principal será a discussão da utilização do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) pelo regime de metas como balizador da inflação no Brasil.
Data de publicação: 
1-Dez-2012
Citação: 
Revista de Economia Contemporânea. Instituto de Economa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 441-462, 2012.
Duração: 
441-462
Publicador: 
Instituto de Economa da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chaves: 
  • Inflation targeting
  • monetary policy
  • price indexes
  • Metas de inflação
  • política monetária
  • índices de preço
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482012000300004
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125413
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.