You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126651
Title: 
Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita
Author(s): 
Tozadore, Juliana Carnieto
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Written language is a form of communication between humans and, as is not acquired naturally, needs educational interventions systematized to be learned. However, the teaching of writing is still mechanically imposed on the student, and could make use of other features such as games and plays. As a result, this research we analyze the writing development of phases, the psychic functions present in its development and the construction of a paradigm games and games that can be used as auxiliary tools in the teaching of writing. We describe the operation of each and identify how they can be used in the classroom. The survey was conducted through a qualitative approach of empirical type. The data concluded that these instruments are not used in class and often writing has no social relevance for the child. We also conclude that some usage scenarios of play occurred among children, are not used for didactic purposes as an example of sign-symbol relationship by teachers to teach writing
  • A linguagem escrita é uma das formas de comunicação entre os humanos e, como não é adquirida naturalmente, precisa de intervenções pedagógicas sistematizadas para que seja aprendida. Contudo, o ensino da escrita ainda é imposto de maneira mecânica ao aluno, sendo que poderia servir-se de outros recursos, como jogos e brincadeiras. Em vista disso, nesta pesquisa buscamos analisar as fases do desenvolvimento da escrita, as funções psíquicas presentes em seu desenvolvimento e a construção de um paradigma de jogos e brincadeiras que podem ser utilizados como instrumentos auxiliares no ensino da escrita. Descrevemos o funcionamento de cada um e identificamos como podem ser utilizados em sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa do tipo empírica. O tratamento dos dados permitiu concluir que esses instrumentos não são utilizados em sala e que, muitas vezes, a escrita não apresenta relevância social para a criança. Concluímos também que algumas situações de uso de brincadeiras ocorridas entre as crianças, não são aproveitadas com fins didáticos como exemplo de relação signo-símbolo pelos professores, para se ensinar a escrita
Issue Date: 
2015
Citation: 
TOZADORE, Juliana Carnieto. Aprendizagem da escrita por meio de jogos e brincadeiras: relação entre o desenvolvimento do simbolismo e os mecanismos da escrita. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Brincadeiras
  • Escrita - Materiais e instrumentos - História
  • Sinais e simbolos
  • Jogos
  • Play
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126651
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.