Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126781
Título: 
Uma experiência terapêutica pré-cirurgica:o uso do desenho como mediador lúdico
Título alternativo: 
A pre-surgical therapeutic experience: the use of drawing as mediator
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0006-5943
Resumo: 
  • Hospitalization is usually steeped in fantasies that generate high levels of anxiety, especially for children. Therefore, the hospital psychotherapeutic process must propose actions to enable them to develop internal resources to cope with situation that causes anxiety. This article aims to demonstrate the importance of psychological intervention through drawings as mediators in the pre-surgical context of orthopedic correction in the hospital. This patient made seven drawings that at first expressed her anguish towards the surgery and at the end showed her attempt to elaborate. We conclude that drawing is an important therapeutic tool in the hospital.
  • A hospitalização costuma estar impregnada de fantasias que são geradoras de alto nível de ansiedade, em especial para crianças. Assim o processo psicoterápico hospitalar deve propor medidas que possibilitem o desenvolvimento de recursos internos para o enfrentamento de situações geradoras de angústias. O presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância da intervenção psicológica por intermédio do desenho como mediador lúdico no contexto de internação frente à situação pré-cirúrgica. Para tal, será apresentado um estudo de caso de uma menina de cinco anos, internada para realizar uma cirurgia de correção ortopédica. A paciente produziu sete desenhos que, no início, expressavam suas angústias frente à cirurgia e, no final, demonstravam sua tentativa de elaboração. Concluiu-se que o desenho é um importante instrumento terapêutico no contexto hospitalar.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
Boletim de Psicologia, v. 63, n. 139, p. 159-174, 2013.
Duração: 
159-174
Palavras-chaves: 
  • Hospital pediatrics
  • Child Psychology
  • Drawing
  • Criança
  • Psicologia hospitalar
  • Desenho
  • Psicologia Infantil
Fonte: 
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=0006-5943&lng=pt&nrm=iso
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126781
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.