Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126785
Título: 
Discussão acerca de alguns saberes produzidos sobre as crianças/infância nos séculos XIX e XX
Título alternativo: 
Discussion about some knowledge produced on child / childhood in the nineteenth and twentieth centurie
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1415-8108
Resumo: 
  • In order to accomplish this article, it was necessary to schematize and to problematize how child/childhood concept along the centuries made their use possible by specialized speeches (namely: medical and pedagogic, mainly) in many different historical extracts. Looking at child/childhood, examining them, transforming them into knowledge and tutor bodies/object, countless attempts in disciplining their gestures and consequent institution of subjective processes will be some steep lines in this article. That will be done in order to evidence the existence of what is nowadays so called child/childhood, and that today is the target of specialists’ speeches that, in our analysis, when leaning over childhood, would dictate norms behavior for the children, limiting them and restricting them.
  • Para a realização deste artigo, fez-se necessário esquematizar e problematizar como a inscrição do conceito de criança/infância ao longo dos séculos tornou possível certo governo destas através dos discursos especializados (a saber: médico e pedagógico, principalmente) nos mais distintos extratos históricos. Olhar a criança e a infância, esquadrinhá-la, transformá-la em corpos/objeto de conhecimento e tutela, inúmeras tentativas de disciplinarização de seus gestos e consequente instituição de processos de subjetivação serão algumas linhas abordadas neste artigo, numa tentativa de se evidenciar a existência daquilo que modernamente reconhece-se por criança/infância, e que hoje é alvo dos discursos de especialistas que, em nossa análise, ao debruçar-se sobre a infância, ditariam normas de conduta para as crianças, limitando-as e cerceando-as.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Estudos, v. 15, p. 201-230, 2011.
Duração: 
201-230
Palavras-chaves: 
  • Childhood
  • Medical Speech
  • Pedagogy
  • Infância
  • Discurso Médico
  • Pedagogia
Fonte: 
http://www.unimar.br/biblioteca/publicacoes/pub/estudos.html
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126785
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.